saneamento basico

Sanasa diz que elevou tarifa de água porque há menos consumo

O presidente da Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento) de Campinas, Arly de Lara Romêo, afirmou que o fato de a população estar usando menos água foi um dos motivos para o segundo aumento da tarifa neste ano. A declaração foi levada ao ar ontem pelo programa Bom Dia Brasil, da Rede Globo.
“Houve uma redução do consumo, e consequentemente resultou no faturamento da empresa. É a necessidade da empresa manter-se cumprindo com seus compromissos e seus investimentos”, disse o presidente no entrevista à TV.
Desde o início da crise hídrica, a Sanasa tem apelado ao consumidor para que economize água.
O fato de a economia ter sido usada como justificativa justamente para um novo aumento revoltou moradores (leia abaixo).
Em 2015 foram aplicados dois aumentos. O primeiro, em fevereiro, foi de 11,98%. Neste mês, a Ares-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), autorizou a Sanasa a aplicar um novo reajuste de 15%, que começará a valer em agosto.
Questionado pelo TODODIA sobre a afirmação à TV, Lara citou outros fatores para justificar os reajustes.
“Eu respondo pelo o que eu falei, não pelo o que falaram que eu falei. O que eu disse é que há um conjunto de coisas para isso (reajuste). Aumentou energia elétrica, aumentou a despesa com produtos de tratamento, e a empresa precisa cumprir com seus compromissos”, disse.
Para o economista e consultor financeiro Carlos Augusto Machado da Motta, a Sanasa optou pelo caminho mais fácil para regularizar as contas. Ele aponta outros meios que poderiam ser utilizados.
“Para adequar as metas da empresa, eles decidiram aumentar a tarifa. Ao invés disso, eles deveriam ter buscado formas de reduzir custos operacionais, e não fazer o consumidor pagar a mais por algo que ele está economizando”, afirmou.
Fonte: TODO DIA
Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »