saneamento basico

Sanepar fará alteração na data da fatura em três municípios

A partir desta segunda-feira (3), a Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar – fará adequações no processo de leitura nos sistemas do distrito de Pulinópolis, em Mandaguaçu, Ourizona e nos distritos de Iguatemi e São Domingos, em Maringá. Alguns clientes terão o vencimento da fatura de água e esgoto alterado, em função da mudança do grupo de leitura. Um aviso foi encaminhado aos moradores dos imóveis que serão afetados pela alteração.

Os clientes devem verificar a nova data de vencimento na conta de água. A Sanepar informa que não haverá cobrança de valores que ultrapassem o consumo do imóvel.

Com a nova base de leitura, o serviço de leitura e emissão da conta mensal de água e esgoto será mais ágil e eficiente. Também haverá redução de custos e do tempo de deslocamento dos empregados.

Caso a nova data da leitura não seja adequada ao cliente, é possível solicitar o vencimento alternativo. Para isso, basta o interessado entrar em contato pelo telefone 115, tendo o número da matrícula em mãos. A mudança também pode ser feita nas centrais de relacionamento, existentes em todas as cidades atendidas pela Sanepar.

“Queremos favorecer ao máximo o planejamento financeiro de cada família”, afirma o coordenador de clientes de Maringá, Fábio José Catarossi.

Últimas Notícias:
Integração de sistemas no saneamento o risco operacional que começa na desorganização dos dados EOS Systems

Integração de sistemas no saneamento: o risco operacional que começa na desorganização dos dados | EOS Systems

No setor de saneamento, a falta de integração entre sistemas não é apenas um problema de TI; é um risco operacional sistêmico. Quando o sistema comercial (faturamento) não se comunica com o operacional (telemetria/GIS) e ambos ignoram o fiscal (ERP), a operação da concessionária entra em um ciclo de desorganização de dados, onde a informação se torna incompleta e a tomada de decisão perde efetividade.

Leia mais »
Novo marco legal do saneamento fracasso ou limites estruturais

Novo marco legal do saneamento: fracasso ou limites estruturais?

Nos últimos meses, uma sequência de notícias sobre concessões esvaziadas, revisões de modelagens e redução do interesse privado em projetos de saneamento reacendeu um debate incômodo. O novo marco legal do setor (Lei 14.026/2020) estaria falhando em sua principal promessa: a universalização dos serviços até 2033?

Leia mais »
O processo de privatização da Copasa é robusto

O processo de privatização da Copasa é robusto?

Ao final da desestatização da Copasa, surgiram críticas à “robustez” do modelo. Cito algumas: falta de previsão contratual suficiente de metas de universalização e qualidade; ausência de disciplina para áreas socialmente sensíveis; falta de transparência e açodamento na renegociação com os municípios e na regionalização; e erro no modelo de precificação das ações.

Leia mais »