saneamento basico

SC: CASAN terá que apresentar plano de melhoria para Concórdia

Concórdia – A Casan terá que apresentar até o dia 30 de maio aos Ministérios Públicos Estadual e Federal e ao Município de Concórdia e à Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS) um planejamento contendo medidas de curto prazo, que serão efetivadas e concluídas pela estatal no prazo máximo de um ano visando minimizar os problemas de abastecimento de água em Concórdia.

A definição ocorreu ontem durante audiência na sede do Ministério Público Federal com a presença de representantes da Prefeitura e também da própria Casan.

De acordo com as informações do Ministério Público Federal haverá a elaboração de um Termo de Ajustamento de Conduta para assinatura da Casan. A previsão ainda é de que Casan encaminhe até o dia 31 de julho um planejamento contendo as medidas de curto, médio e longo prazo, com prazos estimados para implementação e conclusão de cada uma das medidas visando também solucionar os problemas de inexistência de licenciamentos ambientais nas Estações de Tratamento de Água e Esgoto de Concórdia.

Caso a Casan não cumpra com as demandas estabelecidas no encontro a Promotoria Pública deverá ingressar com novas demandas de natureza criminal, de polícia administrativa-ambiental e execução de multa aplicada em ação civil pública. O promotor do Ministério Público do Estado, Edisson de Melo Menezes, fala dos encaminhamentos.

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »