saneamento basico

SC: CASAN terá que apresentar plano de melhoria para Concórdia

Concórdia – A Casan terá que apresentar até o dia 30 de maio aos Ministérios Públicos Estadual e Federal e ao Município de Concórdia e à Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS) um planejamento contendo medidas de curto prazo, que serão efetivadas e concluídas pela estatal no prazo máximo de um ano visando minimizar os problemas de abastecimento de água em Concórdia.

A definição ocorreu ontem durante audiência na sede do Ministério Público Federal com a presença de representantes da Prefeitura e também da própria Casan.

De acordo com as informações do Ministério Público Federal haverá a elaboração de um Termo de Ajustamento de Conduta para assinatura da Casan. A previsão ainda é de que Casan encaminhe até o dia 31 de julho um planejamento contendo as medidas de curto, médio e longo prazo, com prazos estimados para implementação e conclusão de cada uma das medidas visando também solucionar os problemas de inexistência de licenciamentos ambientais nas Estações de Tratamento de Água e Esgoto de Concórdia.

Caso a Casan não cumpra com as demandas estabelecidas no encontro a Promotoria Pública deverá ingressar com novas demandas de natureza criminal, de polícia administrativa-ambiental e execução de multa aplicada em ação civil pública. O promotor do Ministério Público do Estado, Edisson de Melo Menezes, fala dos encaminhamentos.

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »