saneamento basico

Sem água, moradores improvisam reservatórios na Zona Norte da capital

Os moradores do bairro Jacinta Andrade, Zona Norte de Teresina, sofrem com um problema que não é recente e tem tirado o sossego de quem vive na região. O abastecimento de água irregular é uma das principais reclamações de quem mora no Jacinta Andrade e em bairros vizinhos. Para tentar superar a dificuldade de não ter água nas torneiras, os moradores improvisam reservatórios dentro de casa.

É o que faz, por exemplo, a dona de casa Eduvirgem Sousa. Ela deu uma função bem diferente para a lavadoura de ropa que comprou. Eduvirgem transformou o eletrodoméstico em um depósito para armazenar água. Além disso, ela enche garrafas e bacias todos os dias.

“Fica difícil, porque eu tenho criança em casa, tem que tomar banho, fazer comida. E por conta do abastecimento que é ruim eu ainda tenho que comprar água. É difícil para mim”, contou.

Já a dona de casa Maria Nilsa Lopes recorre até à água da chuvas para poder encher os depósitos. “Nem no interior é deste jeito, porque no interior ainda tem poço. Infelizmente a água só dá para a gente lavar as louças e roupa. E se a gente precisa beber ou fazer comida a gente precisa ir em um local bem longe para pegar”, contou.

Segundo o superintendente de estudos e projetos da Agespisa, Somin Bolivar, parte da Estação de Tratamento da Santa Maria, que pode resolver o problema já tem data marcada para ser entregue.

“Toda aquela área que abrande o Santa Maria, Paulo de Tarso e Jacinta Andrade é contemplada com parte da Estação de Tratamento que já foi inaugurada e está funcionando com o intuito de resolver o problema. Ainda tem dois reservatórios que ainda estão em construção. O Paulo de Tarso que está faltando a parte hidromecânica e tubulações de interligação ao sistema e o grande reservatório da Santa Maria que tem capacidade para atender toda a área”, contou.

Ainda de acordo com o representante da Agespisa, a obra de construção do reservatório de água da Santa Maria e do Paulo de Tarso havia sido paralisada, mas já foi retomada e a expectativa é que até junho seja entregue.

Fonte: G1
Foto: Reportagem

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »