saneamento basico

Sem dar detalhes, Semasa anuncia rodízio em setembro

O superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Sebastião Ney Vaz Júnior, confirmou ontem implantação de rodízio de água no município após o término do inverno, em setembro. Apesar da definição do mês, não foi divulgada qualquer informação sobre quais serão os bairros afetados, dias e horários das interrupções.

Sem plano específico, a autarquia coloca a responsabilidade de economia nas costas do morador. O anúncio foi encarado como alarmista.

A autarquia já havia anunciado em maio que estudava a medida. O motivo da decisão seria a redução do envio de água de 1,85m³/s para 1,75 m³/s pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). “Não tem outra forma. Nos dias mais quentes o consumo aumenta muito, então, nessa proporção, vamos ter também de continuar baixando a pressão, como já é feito hoje”, afirma Ney, a respeito da redução aplicada na madrugada na cidade, que, na prática, deixa vários bairros em locais mais altos sem água durante todo o dia.

Conforme a Sabesp informou no fim de maio, está em estudo enviar menos água para Santo André e Mauá porque as cidades registraram economia menor que a esperada. Conforme a companhia, os municípios reduziram o consumo em apenas 17% em comparação com fevereiro de 2014, enquanto São Bernardo e São Caetano, por exemplo, apresentaram 30% de queda. A população andreense, no entanto, não teve nenhum tipo de incentivo, como o bônus aplicado nas cidades administradas pela Sabesp, para economizar.

Segundo o superintendente do Semasa, a população precisa se conscientizar. “Não teremos mais condição de fazer o que era rotina antes, como banhos longos e outros hábitos. Não podemos depender do ciclo hídrico, temos que nos reeducar. Precisamos de ajuda dos moradores para reduzir o consumo.”

Em virtude do cenário, o Semasa realizou ontem encontro sobre escassez hídrica. No entanto, ninguém da Sabesp foi chamado para o debate.

Presente ao evento, o prefeito de Santo André Carlos Grana (PT) enfatizou a necessidade de mudança. “Não temos solução a curto prazo. Alterar o comportamento é decisivo para superar essa escassez até que os resultados dos investimentos e o fator climático possam nos dar um horizonte mais promissor.”

 

Fonte: Diário do Grande ABC

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »