saneamento basico

Sindiagua: não à privatização da Cagece

Privatização da Cagece: A posição do presidente do BNDES só revela a “perversa face neoliberal do governo Temer que quer, a todo custo, entregar o patrimônio público do País.” Eis o que diz, em nota que manda para esta Coluna o presidente do Sindiagua, Jadson Sarto. Ele reage à fala de Paulo Rabello de Castro, que diz ser a favor da venda das estatais do setor de saneamento.

No caso da água, segundo Jadsosn, o risco envolve prejuízos enormes, por se tratar de um direito humano indispensável à vida. “Mais de 200 cidades – entre elas Buenos Aires, Paris, Berlim e Atlanta – reestatizaram o serviço de saneamento depois de fracassadas privatizações que fizeram com que o lucro privado se sobrepusesse aos interesses coletivos, prejudicando a população com aumentos exorbitantes de tarifas, queda na qualidade do serviço, demissões em massa e elevação da exclusão social.

privatização da cagece

Ao invés de financiar com dinheiro público projetos privatistas que atendem muito mais os interesses do mercado privado, o BNDES deveria usar esse recurso para fortalecer e qualificar o saneamento público.” O Sindiagua, adianta, é “frontalmente contrário a qualquer intenção de venda da Cagece e também a projetos de privatizações disfarçadas de PPP – como o que está em curso no Ceará – que pretende entregar todo o sistema de água e esgoto das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri (o “filé” da receita do saneamento) à iniciativa privada.”

Ele diz esperar que o governador não se alinhe à política “entreguista” de Temer e, assim como já fizeram pelo menos sete estados, retire o Ceará do programa nacional de privatizações.

Fonte: Jornal O Povo

privatização da cagece

Últimas Notícias:
Mata Atlântica tem só 5 pontos de água com qualidade boa

Mata Atlântica tem só 5 pontos de água com qualidade boa

A qualidade da água dos rios da Mata Atlântica continua precária, sem apresentar sinais consistentes de melhora. A avaliação é da Fundação SOS Mata Atlântica, com base em novo relatório da entidade lançado nesta quinta-feira (19), que registrou uma redução significativa no número de pontos com água classificada como boa. A entidade reforçou a necessidade de avanço no saneamento e na proteção das bacias hidrográficas.

Leia mais »