saneamento basico

SP:Substituto de Cresta dará continuidade à privatização de serviços

O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) sofreu mudança de comando nesta semana.Celso Cresta, que presidia a autarquia desde o começo do governo de Gustavo Stup (PDT),deixou o cargo segunda-feira, 25, e foi substituído por Luciano Lopes, que desde 2013 ocupava a cadeira de chefe de gestão operacional.

Ao assumir a autarquia, Lopes assume o projeto da concessão dos serviços de água de Mogi Mirim e a inclusão de novas obrigações nas responsabilidades do Saae. A autarquia passa a ser responsável pelos serviços de drenagem e manejo das águas pluviais urbanas e de limpeza urbana de manejo de resíduos sólidos.

Ao assumir o serviço, a intenção dele é realizar os estudos necessários a respeito da terceirização, inclusive com a realização de audiências públicas para debater o caso. A expectativa é para que este ano haja um posicionamento a respeito da concessão. Já a respeito das novas atribuições da autarquia, Lopes está na expectativa de novos estudos. O prazo estipulado na lei para que os serviços de drenagem e limpeza passem a ser geridos pelo Saae é de 180 dias.

O diretor Administrativo e Financeiro do Saae, Evandro AntonioTrentin, explicou que será preciso criar uma estrutura física, estruturar equipes e definir responsáveis para que a autarquia assuma as novas tarefas.Desta forma, Lopes reforçou a necessidade dos estudos para as mudanças. “É para ver como vai ser feito e de que forma”, disse.

Já a respeito da limpeza pública, que hoje é terceirizada, o posicionamento do Saae foi o mesmo, alegando que será preciso realizar estudos para definir a condução do serviço. Ele ainda reconheceu que, apesar de trabalhar no Saae desde o ano passado, não estava acompanhando o andamento dos projetos.

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »