saneamento basico

Tarifa de água deve ser reajustada em 16,8% em Cuiabá a partir de março

CAB Cuiabá alega que o aumento na conta está previsto em contrato. Em janeiro, juíza havia proibido concessionária reajustar tarifa em 7%.

A tarifa de água de Cuiabá deverá ser reajustada em 16,82% a partir do dia 4 de março de 2016, informou a concessionária de água da capital, a CAB Cuiabá. O aumento foi homologado pela Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), na terça-feira (2). O valor atendeu ao pedido da CAB Cuiabá, mas é mais alto do que havia sido defendido pelo Conselho Deliberativo da Arsec, que tinha recomendado que a tarifa subisse 14%.

No segundo semestre do ano passado, o serviço de água e esgoto liderou, juntamente com os de energia elétrica e telefonia, a maior parte das reclamações por parte dos consumidores em Cuiabá. As informações são do Procon municipal.

A CAB Cuiabá afirma que o reajuste está previsto no contrato de concessão assinado com a prefeitura da capital.
No mês de janeiro de 2016, a juíza Célia Regina Vidotti, da Vara de Ação Civil Pública de Cuiabá, proibiu a concessionária de reajustar em 7% o valor da tarifa. A determinação confirmou decisão judicial anterior e atendeu ao pedido do Ministério Público do Estado (MPE). Na época da decisão, a CAB informou que iria recorrer ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

O reajuste na conta havia sido homologado em reunião da extinta Amaes (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário) em março de 2015, que julgou procedente o pedido de revisão apresentado pela CAB em julho de 2013.

Conforme a concessionária, a tarifa foi reajustada em 14,89% em 2014 (o contrato previa aumento de 7%) e em 8,99% em 2015 (como previsto no contrato, alega a CAB Cuiabá). A empresa disse ainda que, em 2013, apesar do aumento previsto em contrato de 14,98%, não houve reajuste.

Fonte: G1
Foto:

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »