saneamento basico

Vazamento de água no Centro de Piracicaba dura 26 dias

Músico Mário Brito disse que já entrou em contato com o Semae 5 vezes. Reparo está programado, mas precisa de acompanhamento, segundo órgão.

O músico Mário Brito, de 32 anos, entrou em contato com o G1 para reclamar de um vazamento que completou 26 dias nesta quinta-feira (3), na Rua do Rosário, Centro de Piracicaba (SP). O morador disse que já acionou o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) cinco vezes, mas nenhuma providência foi tomada. O órgão, por sua vez, informou que a manutenção está programada, mas não deu data para execução do reparo.

De acordo com o morador, há mais de três semanas surgiu uma fissura no asfalto da rua onde ele mora, por onde começou a “brotar” água. No início, ele contou que achou ser água dos dutos fluviais, mas depois percebeu que o vazamento está antes do cavalete que abastece a residência do munícipe. “Está bem nítido que o serviço é da distribuição da empresa. Não é água da chuva”, garantiu o músico.

“Já deve ter vazado alguns milhares de litros. Um desperdício danado”, criticou Brito. “Eu ligo lá e eles simplesmente alegam que o serviço de reparo é feito por empresa terceirizada e não citam nome”, completou.

“Desde a primeira solicitação, já se vão 20 dias e nada até agora. O que mais me revolta é que quem paga a conta de água somos nós e não a empresa terceirizada”, criticou.

Consciência
Brito disse ainda que não se conforma com a situação porque tem consciência da importância de se economizar água. “Sou músico, já fiz composições sobre uso sustentável dos recursos hídricos, tomo banho em bacia para tentar coletar o máximo possível de água para reutilizar em descargas, por exemplo”, relatou. “Quem paga essa conta, na verdade, somo todos nós. É de partir o coração”, lamentou.

Semae
Questionado, o Semae informou que a manutenção é realizada pela autarquia e já está programada, porém, necessita de acompanhamento de técnicos da empresa Companhia de Gás de São Paulo (Comgás), tendo em vista a proximidade das redes.

Fonte: G1
Foto: Mário Brito/Arquivo pessoal

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »