O vereador Henrique Stein Sciáscio, o Henrique do Paraíso (SDD), protocolou, na última sexta-feira, uma representação no Ministério Público de Sumaré denunciando o envio de duas contas de água e esgoto, com vencimentos marcados para este mês, para cerca de 3,5 mil consumidores do município. O fato, que gerou enorme descontentamento na população atingida, foi mostrado com exclusividade pelo LIBERAL na semana passada, e, segundo a Odebrecht Ambiental – concessionária responsável pelo abastecimento de água na cidade – teve como objetivo regularizar a medição, que não estava padronizada em vários bairros.
“Na época do DAE (Departamento de Água e Esgoto), que era a autarquia controlava todo esse funcionamento do município, eles tinham uma variedade muito grande em termos de leitura. Haviam leituras de 36 dias em determinado mês, no mês seguinte tinham leituras de 25 dias. Isso variava a conta do usuário de uma forma razoável”, justificou o gerente administrativo-financeiro da Odebrecht, George Barbosa.
“A falta de planejamento e organização da empresa em emitir os boletos nas datas corretas de vencimento está prejudicando os consumidores sumareenses que foram surpreendidos com a responsabilidade de estar quitando duas contas de água e esgoto no mesmo mês. Dessa forma, encaminha os documentos indicados e requeiro providências no sentido de solicitar à empresa concessionária informações à respeito da emissão dos boletos e demais providências legais cabíveis”, traz trecho da representação protocolada pelo vereador.
Apesar desses consumidores terem recebidos duas contas de água, a Odebrecht Ambiental explicou que os períodos de aferição são diferentes. Ainda de acordo com Barbosa, a medida também foi necessária para atender ao regulamento da concessão. “Para adequar com a legislação, a gente buscou fazer essa alteração. Assim, a partir de agora, o usuário vai conseguir ter uma medição exata do que está consumindo no mês”, afirma o gerente da concessionária.
Fonte: http://www.liberal.com.br/noticia/270054B5AEE-vereador_faz_denuncia_ao_mp_por_fatura_dupla