saneamento basico

Vereadores aprovam, em definitivo, concessão dos serviços do DAEM. Emendas são rejeitadas

Os vereadores aprovaram, por maioria de votos, em segunda discussão, o projeto da Prefeitura que prevê a concessão dos serviços que hoje são executados pelo DAEM. Hoje, também foram votadas 20 emendas, todas apresentadas pelos três vereadores oposicionistas (Mário Coraíni Jr., Cícero do Ceasa e Wilson Damasceno). Mas, essas modificações foram rejeitadas por maioria de votos.

Vereadores durante votação das emendas e projeto

A sessão da Câmara, que terminou há poucos minutos, teve que ser prorrogada por mais uma hora devido aos pronunciamentos dos vereadores. Enquanto que a oposição criticava a proposta, defendendo as emendas, vereadores ligados ao prefeito Vinicius Camarinha também foram para a tribuna defender a concessão dos serviços, como única forma de garantir os investimentos necessários para ampliar o abastecimento de água e também concluir as obras de afastamento e tratamento de esgoto.

Das emendas, algumas delas tiveram apoio de alguns dos vereadores ligados à situação, mas a maioria delas foi rejeitada por 10 x 3, entre elas: a exigência de obras, como a troca de toda a tubulação da cidade. Como o projeto fala apenas em “área urbana”, outra emenda visa incluir os Distritos entre as áreas que a empresa terá de executar os serviços de água e também de afastamento/tratamento de esgoto.

A concessão do Daem para a iniciativa é a saída encontrada pela Prefeitura para conseguir viabilizar os mais de R$ 600 milhões em investimentos no setor previsto na revisão do Plano Diretor de Água e Esgoto para os próximos 35 anos. Havia proposta para reduzir esse tempo para 20 anos, mas não “passou” em plenário.

Fonte: http://www.visaonoticias.com/mobile/noticia/17537/vereadores-aprovam-em-definitivo-concessao-dos-servicos-do-daem-emendas-sao-rejeitadas

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »