saneamento basico
Corsan Temporada Verão

Corsan investe R$ 27,7 milhões para temporada de verão no Litoral Norte

Corsan Temporada Verão

Primeiramente com o objetivo de garantir maior segurança de abastecimento para o Litoral Norte durante o verão, a Corsan investiu R$ 27,7 milhões em obras e ampliação de serviços. Contudo as melhorias incluem também o sistema de esgotamento sanitário. Ademais além das obras, vão ser instalados 31 geradores de energia elétrica para prevenir desabastecimentos de água em caso de falta de eletricidade.

Portanto serão quatro equipamentos a mais do que o número utilizado no verão passado.

Em conclusão entre os principais investimentos, estão a limpeza e manutenção das tubulações de captação de água para tratamento nas lagoas de Torres e Capão da Canoa e também nas redes de abastecimento de diversos balneários.

LEIA TAMBÉM: Com IPO na mesa, Aegea enfrenta ‘ultramaratona’ do saneamento

Em suma a perfuração de poços artesianos e a troca de bombas mais potentes nas estações de tratamento de água por equipamentos mais potentes vão possibilitar mais rapidez no enchimento dos reservatórios. Portanto para ampliação do fornecimento de água em Tramandaí, devem ser concluídas neste mês a substituição de adutoras, garantindo ainda mais eficiência na distribuição de água à população.

Principais investimentos

  • Perfuração de novos poços artesianos em Osório (Atlântida Sul, Porto Lacustre e Laranjeiras), Cidreira, Santo Antônio da Patrulha (Vila Palmeira e Menino Deus), Balneário Pinhal (Túnel Verde e Magistério), Capão da Canoa (Curumim) e Palmares do Sul (Quintão);
  • Contudo a ampliação das redes de abastecimento em Capão da Canoa, Torres, Tramandaí e Arroio do Sal;
  • Capão da Canoa: aumento da vazão da Estação de Bombeamento de Água Bruta de Curumim;
  • Tramandaí: interligação de poço perfurado na captação em reservatório à estação de tratamento de água;
  • Torres: instalação de nova bomba na estação de tratamento para aumentar o volume de água a ser distribuído;
  • Xangri-Lá: limpeza no sistema de captação de água bruta para ser tratada;
  • Cidreira: aumento da vazão de entrada de água da estação de tratamento no reservatório. E interligações de rede para melhorar a pressão entre os sistemas em Atlântida Sul.
  • Ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Cidreira com a construção da quarta bacia de infiltração da Estação de Tratamento de Esgoto Cidreira e construção de nova ETE com capacidade para tratar 15 litros de esgoto por segundo;
  • Vistorias de ligações irregulares das redes pluvial (de drenagem de água das chuvas) e cloacal (esgoto doméstico) em Capão da Canoa, Xangri-Lá, Cidreira, Torres e Tramandaí;
  • Implantação de quase 10 mil metros de novas redes de esgoto em Imbé;
  • Ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Tramandaí, com a construção de duas estações de bombeamento de esgoto no bairro Zona Nova. Mas finalização (elétrica e mecânica) de cinco estações de bombeamento de esgoto nos bairros Tiroleza, Recanto da Lagoa, Zona Nova e Humaitá. Implantação de novas redes coletoras de esgoto e ampliação da ETE, aumentando a capacidade diária para mais 30 litros por segundo de efluente tratado.

LEIA TAMBÉM: O que é dessalinização da água?

Fonte: CP.

Últimas Notícias:
Triple A Baseform

Triple A escolhe o Baseform

A empresa pública de saneamento de Barranquilla, Colômbia, deu um passo significativo para melhorar a sua gestão hídrica ao firmar parceria com a Baseform para otimizar a eficiência na prestação de seus serviços.

Leia mais »