saneamento basico

ESG e novas tecnologias foram destaques no mais importante evento de saneamento ambiental do Brasil- Congresso da ABES 2023

Foto da esq para direita: Pedro Cardoso de Santana Filho – Presidente da Caesb, Carla Sautchuk – Diretora de Operações da Comgás, Andro – Diretor-Presidenté Salcede da Sabesp, Jose Luis Inglese – Presidente da AIDIS e Dante Pauli Ragazzi – Coordenador da Câmara Temática de Comunicação da ABES | Foto: Flávio H. Zavarise Lemos

ESG e novas tecnologias no Congresso da ABES 2023

A agenda ESG (meio ambiente, social e governança) é um dos assuntos mais discutidos da atualidade e não poderia faltar na programação do 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA), o Congresso da ABES.

Tema ESG foi abordado em dois painéis, nos dias 22 e 23 de maio, sob a ótica da comunicação no setor e da gestão, considerando os reais ganhos da prática.

O tema foi destaque em dois painéis, sendo um sob a ótica da comunicação e outro na perspectiva da gestão.

O painel “ESG como proposta de valor nas empresas”, da Câmara Temática de Comunicação no Saneamento da ABES, abordou como os conceitos de ESG impactam na atuação dos profissionais de comunicação e sua relação com o saneamento e como esta visão inovadora contribui para o meio ambiente e o diálogo do setor com a sociedade.

LEIA TAMBÉM: 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA) – o Congresso da ABES

A discussão aconteceu em 22 de maio (segunda-feira) e teve como palestrantes:

• André Salcedo – Diretor-Presidente da Sabesp
• Jose Luis Inglese – Presidente da AIDIS
• Carla Sautchuk – Diretora de Operações da Comgás
• Pedro Cardoso de Santana Filho – Presidente da Caesb

A moderação foi feita por Dante Pauli Ragazzi – Coordenador da Câmara Temática de Comunicação da ABES.

No painel “Melhorias na Gestão pautada por Práticas do ESG, os reais ganhos” foi organizado pelo Comitê Nacional de Qualidade da ABES – CNQA. e ocorreu no dia 23/05 e teve como mediadora Samanta Tavares, subsecretária de Recursos Hídricos e Saneamento Básico da Secretaria Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo e Coordenadora Geral do Comitê Nacional da Qualidade da ABES – CNQA.

Este painel teve como palestrantes:

• Allan Borges Nogueira – Gestor de ESG da Cedae
• Livia Soalheiro – Gerente de ESG do Grupo Águas do Brasil
• Luciana Barbosa Silveira – Gerente da Unidade de Serviço de Desenvolvimento Sustentável da Copasa
• Priscila Marchini Brunetta – Membra do Comitê ASG da Sanepar/Comitê de Elegibilidade/Advogada
• Luciano Gois Paul – Diretor-Presidente da DESO
• Ana Lúcia O. Scavassini Santos – Gerente do Departamento de Planejamento e Relações Comerciais da Sabesp
• Manuelito Pereira Magalhães Jr. – Diretor-Presidente da Sanasa

Apresentações técnicas – Biorreator combinado Anaeróbio – Aeróbio de biofilme – resultados em escala plena

Nas apresentações técnicas orais no dia 23/05 destacamos a participação do Eng. Moacir Messias de Araújo Jr – Diretor da Bioproj

O Biorreator combinado Anaeróbio – Aeróbio com leito fixo de Biobob (BRC) é uma alternativa viável para a substituição das tecnologias convencionais de tratamento de esgoto, tendo como principais diferenciais: Sistema compacto, utilização de processo anaeróbio sem geração de mau cheiro, baixa geração de lodo, baixo consumo energético e operação volante.

Assim, o BRC torna viável do ponto de vista técnico, econômico e social a descentralização do tratamento de esgoto em pequenas e grandes cidades.

Equipe Bioproj

A Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental – FITABES

A Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental – FITABES é uma das maiores feiras de tecnologia de saneamento ambiental de toda a América Latina, reunindo as principais empresas do setor para expor as novidades em tecnologias, produtos, serviços e equipamentos a um público altamente qualificado. A cada edição a feira se consolida também no mercado internacional.

Fonte: Flávio H. Zavarise Lemos e Denise Akemi para o Portal Saneamento básico

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »