saneamento basico

ABREN e ABEMI se reúnem com o Ministro do Meio Ambiente para discutir a valorização energética de resíduos

 

Imagem Cedida por: Assessoria de Imprensa ABREN

Da esquerda para a direita: Rubens Aebi, vice-presidente executivo da ABREN, Joaquim Maia, representante da ABEMI e da ABIMAQ,  Joaquim Leite, ministro do Meio Ambiente, Antonio Bolognesi, presidente do Conselho Deliberativo da ABREN, Yuri Schmitke, presidente executivo da ABREN e Ziraldo dos Santos, assessor do Deputado Arnaldo Jardim.

Na ocasião, a ABREN entregou a minuta do projeto de lei que cria o Programa Nacional da Recuperação Energética de Resíduos

 

A Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN) e a Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI) se reuniram, na última semana, com o Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, e com o Secretário de Qualidade Ambiental, André França, para discutir o avanço da valorização energética de resíduos sólidos no Brasil. Yuri Schmitke, presidente da ABREN, entregou ao Ministro uma minuta de projeto de lei que cria o Programa Nacional da Recuperação Energética de Resíduos (PNRE), para que o Ministério possa contribuir tecnicamente com o material.

O PNRE tem como objetivo principal a articulação de iniciativas para implementação de usinas de recuperação energética de resíduos sólidos (UREs) em todo o território nacional. A proposta segue uma tendência global – há mais de 2.500 usinas desse tipo em operação em todo o mundo, exceto em países da América Latina. De acordo com estudos da ABREN, a implantação de UREs somente nas regiões metropolitanas e nas grandes cidades brasileiras seria suficiente para tratar 60% dos resíduos produzidos no País, gerando mais de 15 mil empregos fixos e quase 100 mil empregos temporários durante as obras. Esses empreendimentos juntos poderão reduzir até cerca de 70 milhões de toneladas de CO2eq por ano.

Schmitke destaca que o trabalho do Ministério do Meio Ambiente é essencial para o avanço da valorização energética de resíduos no Brasil. “O diálogo entre o ministério e as entidades setoriais é extremamente importante para o futuro do segmento. Nosso País tem muito potencial para consolidar um programa de recuperação energética de resíduos sólidos robusto.”

No encontro, também foram discutidas pautas sobre o mercado voluntário de créditos de carbono e a revisão do inventário de emissões de metano. Ambos contribuirão para atender às metas assumidas pelo Brasil na COP-26: redução de 30% das emissões de metano até 2030 e a necessidade de aperfeiçoar a regulamentação para garantir maior segurança na implementação de usinas waste-to-energy no Brasil.

Representando a ABREN, participaram do encontro Antonio Bolognesi, Presidente do Conselho, Yuri Schmitke, Presidente Executivo e Rubens Aebi, Vice-Presidente Executivo. Representando a ABEMI e a ABIMAQ, participou Joaquim Maia. Ziraldo dos Santos, assessor do Deputado Arnaldo Jardim, também esteve presente na reunião. O projeto tem o apoio da Coalizão Valorização Energética de Resíduos, da qual participam ABREN, WtERT Brasil, ABIMAQ, ABEMI, CERVBRASIL, ANIP, SOBRATEMA, ABGD, ABEAMA, COOPERCAPS, CONATREC e ABERH.

 

LEIA TAMBÉM: Novo marco do saneamento, oportunidade de recuperação energética de resíduos

 

Sobre a ABREN

 

A Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN) é uma entidade nacional, sem fins lucrativos, que tem como missão promover a interlocução entre a iniciativa privada e as instituições públicas, nas esferas nacional e internacional, e em todos os níveis governamentais. A ABREN representa empresas, consultores e fabricantes de equipamentos de recuperação energética, reciclagem e logística reversa de resíduos sólidos, com o objetivo de promover estudos, pesquisas, eventos e buscar por soluções legais e regulatórias para o desenvolvimento de uma indústria sustentável e integrada de tratamento de resíduos sólidos no Brasil.

A ABREN integra o Global Waste to Energy Research and Technology Council (Global WtERT), instituição de tecnologia e pesquisa proeminente que atua em diversos países, com sede na cidade de Nova York, Estados Unidos, tendo por objetivo promover as melhores práticas de gestão de resíduos por meio da recuperação energética e da reciclagem. O Presidente Executivo da ABREN, Yuri Schmitke, é o atual Presidente do WtERT – Brasil. Conheça mais detalhes sobre a ABREN acessando o site, Linkedin, Facebook, Instagram e YouTube da associação.

Assessoria de imprensa – ABREN:
SP4 Comunicação Corporativa
Carlos Moura – [email protected]
Tel: (11) 98243-9332
Heloisa Pereira – [email protected]
Tel.: (11) 98582-6105

Fonte: ABREN

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »