Skip to content
segunda-feira, junho 27, 2022
Últimas Notícias:
  • Uso de geotecnologias na seleção de áreas propícias para implantação de aterro sanitário em Lavras-MG
  • Aegea Saneamento estuda autoprodução de energia a biogás
  • Recém-inaugurada Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ribeirão do Lipa em Cuiabá é um investimento da TAE (Tigre Água e Efluentes)
  • Montes Claros/MG fará logística reversa de eletrônicos
  • Saneamento e o marco legal: em que pé estamos, Brasil?
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

ABREN e ABEMI se reúnem com o Ministro do Meio Ambiente para discutir a valorização energética de resíduos

  • Geral, Resíduos Sólidos
  • fevereiro 18, 2022

 

Imagem Cedida por: Assessoria de Imprensa ABREN

Da esquerda para a direita: Rubens Aebi, vice-presidente executivo da ABREN, Joaquim Maia, representante da ABEMI e da ABIMAQ,  Joaquim Leite, ministro do Meio Ambiente, Antonio Bolognesi, presidente do Conselho Deliberativo da ABREN, Yuri Schmitke, presidente executivo da ABREN e Ziraldo dos Santos, assessor do Deputado Arnaldo Jardim.

Na ocasião, a ABREN entregou a minuta do projeto de lei que cria o Programa Nacional da Recuperação Energética de Resíduos

 

A Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN) e a Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI) se reuniram, na última semana, com o Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, e com o Secretário de Qualidade Ambiental, André França, para discutir o avanço da valorização energética de resíduos sólidos no Brasil. Yuri Schmitke, presidente da ABREN, entregou ao Ministro uma minuta de projeto de lei que cria o Programa Nacional da Recuperação Energética de Resíduos (PNRE), para que o Ministério possa contribuir tecnicamente com o material.

O PNRE tem como objetivo principal a articulação de iniciativas para implementação de usinas de recuperação energética de resíduos sólidos (UREs) em todo o território nacional. A proposta segue uma tendência global – há mais de 2.500 usinas desse tipo em operação em todo o mundo, exceto em países da América Latina. De acordo com estudos da ABREN, a implantação de UREs somente nas regiões metropolitanas e nas grandes cidades brasileiras seria suficiente para tratar 60% dos resíduos produzidos no País, gerando mais de 15 mil empregos fixos e quase 100 mil empregos temporários durante as obras. Esses empreendimentos juntos poderão reduzir até cerca de 70 milhões de toneladas de CO2eq por ano.

Schmitke destaca que o trabalho do Ministério do Meio Ambiente é essencial para o avanço da valorização energética de resíduos no Brasil. “O diálogo entre o ministério e as entidades setoriais é extremamente importante para o futuro do segmento. Nosso País tem muito potencial para consolidar um programa de recuperação energética de resíduos sólidos robusto.”

No encontro, também foram discutidas pautas sobre o mercado voluntário de créditos de carbono e a revisão do inventário de emissões de metano. Ambos contribuirão para atender às metas assumidas pelo Brasil na COP-26: redução de 30% das emissões de metano até 2030 e a necessidade de aperfeiçoar a regulamentação para garantir maior segurança na implementação de usinas waste-to-energy no Brasil.

Representando a ABREN, participaram do encontro Antonio Bolognesi, Presidente do Conselho, Yuri Schmitke, Presidente Executivo e Rubens Aebi, Vice-Presidente Executivo. Representando a ABEMI e a ABIMAQ, participou Joaquim Maia. Ziraldo dos Santos, assessor do Deputado Arnaldo Jardim, também esteve presente na reunião. O projeto tem o apoio da Coalizão Valorização Energética de Resíduos, da qual participam ABREN, WtERT Brasil, ABIMAQ, ABEMI, CERVBRASIL, ANIP, SOBRATEMA, ABGD, ABEAMA, COOPERCAPS, CONATREC e ABERH.

 

LEIA TAMBÉM: Novo marco do saneamento, oportunidade de recuperação energética de resíduos

 

Sobre a ABREN

 

A Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN) é uma entidade nacional, sem fins lucrativos, que tem como missão promover a interlocução entre a iniciativa privada e as instituições públicas, nas esferas nacional e internacional, e em todos os níveis governamentais. A ABREN representa empresas, consultores e fabricantes de equipamentos de recuperação energética, reciclagem e logística reversa de resíduos sólidos, com o objetivo de promover estudos, pesquisas, eventos e buscar por soluções legais e regulatórias para o desenvolvimento de uma indústria sustentável e integrada de tratamento de resíduos sólidos no Brasil.

A ABREN integra o Global Waste to Energy Research and Technology Council (Global WtERT), instituição de tecnologia e pesquisa proeminente que atua em diversos países, com sede na cidade de Nova York, Estados Unidos, tendo por objetivo promover as melhores práticas de gestão de resíduos por meio da recuperação energética e da reciclagem. O Presidente Executivo da ABREN, Yuri Schmitke, é o atual Presidente do WtERT – Brasil. Conheça mais detalhes sobre a ABREN acessando o site, Linkedin, Facebook, Instagram e YouTube da associação.

Assessoria de imprensa – ABREN:
SP4 Comunicação Corporativa
Carlos Moura – carlos.moura@sp4com.com.br
Tel: (11) 98243-9332
Heloisa Pereira – heloisa.pereira@sp4com.com.br
Tel.: (11) 98582-6105

Fonte: ABREN

AnteriorAnteriorLeilões de saneamento chegam aos pequenos municípios e podem movimentar R$ 22 bi em investimentos
PróximoCom aporte de R$ 130 mi, Braskem fecha o ciclo da economia circularPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Uso de geotecnologias na seleção de áreas propícias para implantação de aterro sanitário em Lavras-MG

2 min de leitura

Este trabalho tem como objetivo utilizar ferramentas de geoprocessamento para a identificação de áreas aptas à construção de aterro sanitário no município de Lavras – MG.

Alternativas de usos sustentáveis para o efluente final e lodo gerados na ETE Insular- Florianópolis/SC

1 min de leitura

Assim, realizou-se um diagnóstico operacional da ETE Insular – Florianópolis/SC, onde constatou-se que são gerados como subprodutos o efluente final e o lodo desaguado, dispostos na Baía Sul e em aterro sanitário, respectivamente.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

XIII BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS

O BENCHMARKING acontece em Portugal, com inicio no sábado, 02 de julho, na cidade do Porto e término em Lisboa no sábado, 09 de julho.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Parceiros

paques-logo-home.jpg
bf-dias
Conaut
Penetron
clean environment brasil
logo-netzsch
suez
logo-bioproj
DENORA
Superbac
aquamec

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.