saneamento basico

(AC) Governador inaugura ETA II de Brasileia

Num dia que entrou para a história de Brasileia, o governador Tião Viana inaugurou na manhã desta quinta-feira, 12, a Estação de Tratamento de Água II do município (ETA II), que abastecerá não só toda a cidade, como em breve também parte da vizinha Epitaciolândia. Com capacidade de tratar 90 litros de água por segundo, a ETA é sozinha capaz de dar conta da necessidade de água de Brasileia pelos próximos 20 anos.

Com recursos próprios oriundos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o investimento na ETA feito pelo Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) foi de mais de R$ 2 milhões. “Esse é um avanço verdadeiro na qualidade de vida da população de Brasileia. Com água limpa e de qualidade chegando às suas casas, a saúde melhora, as crianças ficam menos suscetíveis a doenças e a população tem apenas a comemorar“, ressalta o governador Tião Viana.

Segundo o diretor do Depasa, Felismar Mesquita, a ETA não foi o único investimento. “Com o programa Ruas do Povo, aumentamos em 20 quilômetros a rede de distribuição de água de Brasileia. Já estamos fazendo licitação para aumentar a rede até Epitaciolândia, além do programa de abastecimento ser 24 horas por dia“, completa.

Para moradores de Brasileia como Francisco Artrolos, o município está vivendo um novo momento. “Hoje Brasileia é outra. A gente carregava água na carroça de boi. Agora eu estou com ela chegando em casa. Eu tenho muito a agradecer ao governador“, conta o morador.

Fonte: Agência Notícias do Acre
Veja mais: http://www.agencia.ac.gov.br/index.php/noticias/governo/28906-governador-inaugura-eta-ii-de-brasileia.html

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »