saneamento basico

Ações do Lixão Zero propagadas pelo Norte, Sudeste e Centro-Oeste do País

Recursos do Ministério do Meio Ambiente serão convertidos em veículos e equipamentos para coleta e reciclagem

Cerca de R$ 4,7 milhões foram liberados pelo Ministério do Meio Ambiente para ações do programa Lixão Zero nas regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Os recursos serão distribuídos entre municípios nos estados do Tocantins, Espírito Santo, Minas Gerais e o Distrito Federal.

Os recursos serão utilizados para aquisição de equipamentos e veículos especializados para reciclagem visando melhorar a coleta seletiva nas regiões. Mais de 3,4 milhões de brasileiros serão beneficiados pela gestão de resíduos adequada nessas localidades e seus entornos.


LEIA TAMBÉM: ESTADO DO PR INVESTIRÁ R$ 50 MILHÕES PARA TRATAR RESÍDUOS SÓLIDOS


Investimento

Nos municípios de Anchieta-ES e de Guaxupé-MG, os recursos serão investidos na aquisição de caminhões especiais de coleta seletiva. Anchieta também terá 28 ecopontos instalados nas escolas e comércios da região.

Em Palmas-TO e no Distrito Federal, a aquisição de máquinas e equipamentos irá implementar a triagem dos resíduos sólidos. Além disso, também serão prestados serviços de consultoria e incentivo para implantação dos sistemas de coleta.

A aquisição dos novos equipamentos potencializará o funcionamento das Centrais de Triagem de Resíduos Sólidos e da Central de Comercialização de materiais recicláveis no DF. Com essas medidas, a manutenção e controle administrativo são fortalecidos, garantindo maior eficiência na gestão do lixo.

Fonte: GOV.

Saiba mais sobre o programa Lixão Zero

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »