saneamento basico

Ações do Lixão Zero propagadas pelo Norte, Sudeste e Centro-Oeste do País

Recursos do Ministério do Meio Ambiente serão convertidos em veículos e equipamentos para coleta e reciclagem

Cerca de R$ 4,7 milhões foram liberados pelo Ministério do Meio Ambiente para ações do programa Lixão Zero nas regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Os recursos serão distribuídos entre municípios nos estados do Tocantins, Espírito Santo, Minas Gerais e o Distrito Federal.

Os recursos serão utilizados para aquisição de equipamentos e veículos especializados para reciclagem visando melhorar a coleta seletiva nas regiões. Mais de 3,4 milhões de brasileiros serão beneficiados pela gestão de resíduos adequada nessas localidades e seus entornos.


LEIA TAMBÉM: ESTADO DO PR INVESTIRÁ R$ 50 MILHÕES PARA TRATAR RESÍDUOS SÓLIDOS


Investimento

Nos municípios de Anchieta-ES e de Guaxupé-MG, os recursos serão investidos na aquisição de caminhões especiais de coleta seletiva. Anchieta também terá 28 ecopontos instalados nas escolas e comércios da região.

Em Palmas-TO e no Distrito Federal, a aquisição de máquinas e equipamentos irá implementar a triagem dos resíduos sólidos. Além disso, também serão prestados serviços de consultoria e incentivo para implantação dos sistemas de coleta.

A aquisição dos novos equipamentos potencializará o funcionamento das Centrais de Triagem de Resíduos Sólidos e da Central de Comercialização de materiais recicláveis no DF. Com essas medidas, a manutenção e controle administrativo são fortalecidos, garantindo maior eficiência na gestão do lixo.

Fonte: GOV.

Saiba mais sobre o programa Lixão Zero

Últimas Notícias:

Só sete Estados devem universalizar esgoto até 2033

Em 2033, apenas sete das 27 Unidades Federativas brasileiras deverão atingir a universalização dos serviços de esgoto. No caso da distribuição de água, a perspectiva melhora, mas nem 60% dos Estados deverão alcançar a meta: 15 deles farão a universalização até lá, segundo projeção da Abdib (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base).

Leia mais »