saneamento basico

Ações para a universalização do saneamento no Tocantins é destaque no 2º Fórum das Águas

A política do Governo do Estado para que todos tenham acesso ao abastecimento de água potável, coleta e disposição sanitária de resíduos sólidos, disciplina sanitária de uso do solo e drenagem urbana foi apresentada na manhã desta quinta-feira, 28, pelo Presidente da Agência Tocantinense de Saneamento – ATS Edmundo Galdino no 2º Fórum das Águas que acontece deste ontem, 27, no auditório do Tribunal de Contas do Estado, em Palmas.

Com o tema “As ações Implementadas para a universalização do saneamento no Estado do Tocantins”, o gestor da ATS pontuou o trabalho do Governo do Estado para atingir a meta que é universalizar o saneamento até 2017 e levar o Tocantins a ser o primeiro estado a atingir essa meta. Para tanto, Galdino ressaltou as quatro pilastras que definem o saneamento básico e que são áreas de atuação da ATS como a ampliação e abastecimento de água, esgotamento sanitários, macro e micro drenagem pluvial urbana e manejo integrado de resíduos sólidos.

Com essas frentes de atuação vamos beneficiar quase 290 mil pessoas na zona urbana, localizadas em 78 municípios de responsabilidade da ATS e 300 mil pessoas na zona rural, distribuídas ao longo dos 139 municípios do estado”, acrescentou.

Dentre as várias ações em andamento para a ampliação e o abastecimento de água, o Presidente Edmundo Galdino destacou o levantamento e diagnóstico nos 78 municípios e os projetos que já estão na Funasa na ordem de 16.425.261,34 para atender a demanda de 10 municípios.

Quanto às ações para o esgotamento sanitário Galdino lembrou que já existem 54 projetos aprovados junto à Funasa. Apontando a gravidade da situação, o gestor da ATS destacou que hoje cerca de 40 mil pessoas na região do Jalapão e do Cantão estão contaminando os rios por meio dos dejetos que escorrem para os rios e nascentes.
Nesse sentido o presidente Edmundo Galdino salientou o trabalho realizado pelo governo do Estado em parceria com a Foz Saneatins para sanar o problema nas romarias do Bonfim com a construção de banheiros comunitários e o projeto para a implantação de dez mil módulos sanitários em áreas rurais, em análise, junto à Funasa.

No que se refere às ações voltadas para a macro e micro drenagem Galdino destacou os que os municípios de Pequizeiro, Recursolândia, Luzinópolis, Aurora do Tocantins, Praia Norte, Dueré, Goianorte, Sampaio, Santa Terezinha já estão com os projetos prontos sendo que os de outros 11 municípios estão em fase de elaboração.
Sobre a quarta pilastra de atuação da ATS, manejo integrado dos resíduos, o Presidente Edmundo ressaltou a parceria com o Foz/Saneatins e o Ministério Público do Estado o que possibilitou a realização das audiências públicas para a elaboração dos planos municipais de resíduos sólidos, já concluídos e em fase de entrega aos gestores municipais e os planos de saneamento básico que já iniciou a elaboração.

Outros projetos:
Dentre as outras demandas do governo do Estado para o saneamento, Galdino falou sobre o projeto de transposição do Rio São Valério, já em andamento, e a construção de canais para irrigação, benefícios segundo ele destinados à inclusão produtiva.

Também já aprovado pela Funasa Edmundo Galdino destacou o projeto Educasanear, que consiste em desenvolver um programa de Educação em Saúde voltado para Saneamento Ambiental, para os 78 municípios tocantinenses com o desafio de promover a transformação das comunidades e indivíduos fazendo que elas reconheçam a importância do saneamento básico para a melhoria da saúde pública, da qualidade de vida e para o enfrentamento dos problemas socioambientais. O Projeto na ordem de 902.500,00 aguarda licitação.

Sudeste
Além de destacar o esforço do Governo do Estado para resolver, em regime de urgência, o problema da seca do sudeste como a ação emergencial “Mais Água Sudeste” que atendeu maias de 50 mil pessoas, o gestor da ATS discorreu sobre a instalação das cisternas e a construção de barragens, obras do programa Tocantins sem Sede, já iniciadas, que vão garantir água potável para os moradores da zona rural. Os investimentos na ordem de R$ 90 milhões vão beneficiar cerca de 100 mil pessoas.

Ao concluir a palestra o Presidente Edmundo Galdino ponderou que para todo problema há sempre uma solução, basta ter iniciativas e buscar meios para executá-las. “Não há problema no mundo em que o ser humano não possa resolver”, finalizou lembrando que é compromisso de todos contribuírem para o cumprimento da meta que é lavar saúde e dignidade a todos por meio da universalização do saneamento.

Fonte: Surgiu
Veja mais: http://surgiu.com.br/noticia/123640/acoes-para-a-universalizacao-do-saneamento-no-tocantins-e-destaque-no-2-forum-das-guas.html

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »