saneamento basico

Agenersa encerra consulta para definir reajuste de água e esgoto na Região dos Lagos

A Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro encerrou hoje (29) a consulta pública aberta para que a sociedade pudesse se manifestar sobre o reajuste tarifário proposto por duas concessionárias responsáveis pelo saneamento básico e abastecimento de água da Região dos Lagos, a Prolagos e a Águas de Juturnaíba.

O reajuste extraordinário solicitado pelas empresas tem base no aumento das tarifas de energia elétrica aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A consulta, iniciada em 20 de abril, recebeu contribuições do público através de correspondências e e-mails enviados à agência, nos quais os interessados expressavam suas opiniões sobre o assunto.

A Prolagos está pleiteando um reajuste de 8,4% e a Águas de Juturnaíba, de 7,89%. Ambas justificam que o aumento é necessário para o reequilíbrio contratual por meio de realinhamento na tarifa de energia e para compensação dos efeitos causados pelo reajuste no estado do Rio. A revisão extraordinária das tarifas foi aplicada por causa do custo extra que as distribuidoras tiveram pela falta de chuvas na Região Sudeste e pelo uso mais frequente das usinas hidrelétricas.

A concessionária Águas de Juturnaíba é responsável pelo fornecimento de água e pela coleta e tratamento de esgoto nas cidades de Araruama, Saquarema e Silva Jardim. Já a Prolagos opera os serviços públicos em Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Armação de Búzios, além de Arraial do Cabo, onde oferece apenas o abastecimento de água. Juntas, as duas atendem a mais de 500 mil habitantes.

As propostas recebidas serão consolidadas e transformadas em um documento que será elaborado pela Câmara Técnica de Política Econômica e Tarifária da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro, que pode contribuir para fundamentar futura decisão do Conselho Diretor da agência.

 

 

 

Fonte: Agência Brasil EBC

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »