saneamento basico

Água em Saltinho tem mal cheiro e cor de gasolina

A má qualidade da água disponibilizada para o consumo dos moradores de Saltinho (SP) tem gerado transtornos e preocupações a quem vive em pelo menos três regiões da cidade. A água que chega às torneiras das residências, vinda das estações de tratamento da Prefeitura, tem cor escura, com tonalidade próxima a da gasolina, e cheira mal.

A administração municipal informou que um vazamento provocou o problema e que trabalha para que a situação seja normalizada, mas não deu prazo para que isso ocorra.

A vendedora Catarina Ribeiro, de 48 anos, mora no bairro Nova Saltinho há cinco anos. Segundo ela, o problema com a qualidade do serviço municipal de abastecimento de água já dura cerca de um ano. Catarina questiona a tomada de medidas mais efetivas por parte da Prefeitura. “Entendemos que a estiagem que atingiu a nossa região interfere, mas não adianta jogar toda a culpa na falta de chuvas. É preciso que também haja investimento público”, disse.

Ela compra água para beber e cozinhar. “Não dá para fazer comida ou beber. A água que vinha pela torneira na semana passada tinha cor de barro. Na semana anterior, era verde e parecia conter cal. Então, eu compro de dois a três galões por semana”, contou.

Catarina chega a gastar R$ 18 por semana com a compra de água e está insatisfeita com a situação. “Pagamos a conta da mesma forma todo mês”, reclamou.

A comerciante Fernanda Moraes, moradora do bairro Nossa Senhora Aparecida I, relatou que a situação se agravou ainda mais nos últimos 20 dias.

Ela registrou imagens da cor da água distribuída pela Prefeitura. “No fim da semana passada, a água estava mais clara, mas ainda era turva. Na outra semana não havia condições de consumir a água que vinha direto da rua”, reclamou.

Providências

A Prefeitura de Saltinho informou, em nota, que o problema foi causado por vazamentos de grande proporção há cerca de dez dias e que já trabalha para solucioná-lo. “Houve uma pequena alteração na coloração da água nos bairros Nossa Senhora Aparecida 1 e 2 e Azaleas. Foram detectados dois vazamentos na rede, próximo à caixa de 1 milhão de litros. Tomamos as medidas cabíveis e ainda estamos trabalhando para solução total”.

 

 

Fonte: G1

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »