Um conjunto de ações elaborado pela Águas de Bombinhas vem mostrando resultado no índice de redução de perdas de água tratada.
Com foco na economia e otimização do trabalho, a empresa apresentou apenas 15% de perdas – um número muito inferior à média nacional, que é de 38% de acordo com os números divulgados pelo instituto Trata Brasil.
Em Santa Catarina, a média de perdas de água no momento da distribuição chega aos 35%. Conforme o coordenador de operações da Águas de Bombinhas, Gabriel Balparda Fasola, o objetivo da empresa é continuar diminuindo constantemente os números.
“A redução no índice de perda de água tratada é um objetivo da concessionária, tanto pela economia como pelo enfoque sustentável”, explica. “A redução de perdas representa a melhor distribuição de água para os bairros e, consequentemente, maior oferta de água tratada”, completa.
Durante os últimos meses a Águas de Bombinhas concluiu a instalação de três novos macromedidores em pontos estratégicos de Bombinhas. A cidade é dividida em diferentes setores e estes equipamentos têm a função de medir o volume de água que é distribuído em cada setor. Desta forma, as equipes conseguem mensurar o quanto de água saiu da Estação de Tratamento de Água e fazer uma comparação com o volume que chega nas residências.
“Cada gota de água é importante. Vale reforçar que também temos instaladas em nosso sistema três válvulas redutoras de pressão (VRP). O objetivo destes dispositivos é de controlar a pressão da água na cidade, evitando possíveis rompimentos”, comenta Maraísa Mendoça Oliviera, responsável pelo Centro de Controle Operacional (CCO).
Além destes equipamentos, as equipes da Águas de Bombinhas realizam aproximadamente 150 reparos por mês em diferentes pontos do sistema de abastecimento. São cavaletes, ramais de ligação e redes, que buscamos reparos que buscamos reduzir o prazo de 12h para justamente evitar maiores perdas.
Você cliente também pode ajudar. Faça uso consciente, verifique suas instalações e, se encontrar vazamentos na rua, faça contato com a concessionária.
Uma das áreas de maior destaque é a redução das perdas de água, um desafio complexo com impactos significativos nas esferas econômica, ambiental, de saúde pública e social.
A participação da Hidro Solo na Fenasan 2025 reforçou, mais uma vez, o protagonismo da marca no cenário nacional do tratamento de água e saneamento. Com 44 anos de expertise e atuação em todas as regiões do país, levamos para o Expo Center Norte, em São Paulo, tecnologias capazes de elevar a eficiência operacional de Estações de Tratamento de Água (ETAs) e Sistemas de Filtração.
A audiência pública realizada na quinta-feira, 30 de outubro, na Câmara Municipal de Teixeira (PB), definiu 20 de dezembro de 2025 como data-limite para a conclusão da infraestrutura hídrica da Adutora do Pajeú no Ramal do Cariri.