saneamento basico

Águas de Itu anuncia o fim do racionamento

A concessionária Águas de Itu anunciou no final da tarde de ontem (5) a suspensão do sistema de racionamento de água no município. Com isso, o abastecimento de água será feito todos os dias em todas as regiões da cidade. A empresa esclarece que, nestes primeiros dias pós-racionamento é possível que ainda ocorram situações pontuais de desabastecimento principalmente em locais mais altos. Em razão disso, a frota de caminhões-pipa será mantida para o atendimento dessas demandas e haverá um reforço no plantão do call center da empresa para o atendimento dos munícipes.

A concessionária lembra também que vai monitorar permanentemente a situação dos mananciais, acompanhando o nível das represas de modo a detectar qualquer variação, e, se necessário, adotar as medidas para que seja preservado o abastecimento da população. A concessionária informa que está se deixando uma situação crítica e se ingressando noutra, de controle monitorado. De acordo com a empresa é importante que as chuvas previstas para os próximos meses realmente ocorram para que se possa manter a normalidade no abastecimento. Qualquer mudança será previamente comunicada à população e é importante que a comunidade continue colaborando, evitando todas as formas de desperdício e fazendo o uso racional da água.

A decisão pela suspensão do sistema de racionamento foi debatida tecnicamente durante as reuniões do Comitê de Gestão da Água de Itu e adotada após terem sido analisadas as condições atuais dos mananciais de água bruta e as perspectivas de novas chuvas. Águas de Itu comunicou formalmente a Prefeitura e a Agência Reguladora acerca da medida. A situação foi avaliada tecnicamente e entendeu-se que, neste momento, era possível suspender o racionamento, passando a disponibilizar água para toda a cidade todos os dias, destaca a concessionária.

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »