saneamento basico

Após ‘esgoto 100%’, prefeito vê perda de água como desafio em Piracicaba

O prefeito de Piracicaba (SP), Gabriel Ferrato (PSDB), elegeu como próximo “grande desafio” da administração a redução das perdas de água potável captada na cidade. Atualmente, até 45% de todo volume obtido é desperdiçado devido a problemas na rede do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae). A declaração foi feita durante inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Bela Vista, na última sexta-feira (25). No evento foi anunciado que o município passará a tratar 100% do esgoto doméstico a partir de julho deste ano.

Piracicaba é uma cidade que tem planos. Agora que temos esgoto 100%, o grande desafio é diminuir com as perdas de água. É algo que temos de enfrentar e vamos fazer com planejamento“, discursou Ferrato. Segundo o Semae, em períodos de estiagem, para cada 100 litros de água captada, 45 litros se perdem no percurso até os consumidores.

O problema, conforme a autarquia, é histórico e exige estudos sofisticados para aplicação do Plano Diretor de Perdas Físicas (PDPF) na rede municipal, que tem 1.450 quilômetros de extensão. O plano demandará investimentos de R$ 30 milhões nos próximos 20 anos para que o desperdício atinja níveis aceitáveis pelo padrão internacional, que fica entre 20% e 25%.

A fase inicial do plano será implantada até 2016 e, segundo o Semae, deve custar cerca de R$ 13 milhões. A estimativa é que a ação reduza 5% o desperdício atual. Serão implantados sensores para identificar a pressão na rede e localizar os vazamentos. Conforme a autarquia, a região central tem a maior incidência de vazamentos, já que a rede é mais antiga.

Fonte: G1
Veja mais: http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2014/04/apos-esgoto-100-prefeito-ve-perda-de-agua-como-desafio-em-piracicaba.html

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »