saneamento basico

Benefícios da parceria privada para os municípios

Iniciativa privada como parceira no saneamento. Quando a administração municipal compra essa ideia, a cidade e a população são beneficiadas de diversas maneiras, seja com a chegada de novos investimentos, seja com a redução do déficit público, bem como a gestão que permite evitar crises de abastecimento e ter o acesso à tecnologia avançada.

O município pode destinar os recursos financeiros que seriam aplicados em saneamento para outras áreas prioritárias, como a educação. E com a infraestrutura mais eficiente, outros investimentos são atraídos, gerando mais riqueza, emprego e renda.

Mas o maior benefício de todos é a saúde e o bem-estar dos moradores. A cada R$ 1 investido em saneamento, são poupados R$ 4 em gastos com a saúde pública. Cidades Saneadas estão menos sujeitas a ocorrências de doenças infecciosas, distúrbios intestinais e epidemias de origem hídrica.

Ao melhorar a saúde, o saneamento reflete positivamente em outras áreas, como a própria educação. Afinal, sem doenças, as crianças não se ausentam da escola.

O meio ambiente também é favorecido, uma vez que, ao tratar o esgoto e evitar seu descarte in natura, os mananciais são preservados, sem dilapidar os recursos naturais, e sem a necessidade de se buscar novas fontes de água em lugares cada vez mais distantes.

Enfim, o bem-estar proporcionado pelo saneamento universalizado torna a cidade mais humana e igualitária.

A parceria com a iniciativa privada tem garantido saneamento equacionado e com indicadores dignos para 322 municípios no Brasil, dos quais 72% são localidades de pequeno e médio portes, com menos de 50 mil habitantes.

Essa oportunidade de parceria está ao alcance de todos os municípios que priorizem uma política realmente efetiva para o saneamento, conforme podemos conferir no Panorama da Participação Privada no Saneamento 2017.

Saiba mais em: http://abconsindcon.com.br/publicacoes/panorama-da-participacao-privada-no-saneamento/.

Últimas Notícias:
Consulta Pública Resolução Conama

Consulta Pública sobre alteração da Resolução CONAMA nº 430, de 13 de maio de 2011(drenagem urbana e parâmetros para lançamento de efluentes)

As contribuições submetidas à consulta resultam das discussões conduzidas pelo Grupo de Trabalho Água do Conama, no âmbito do processo de atualização normativa, que identificou a necessidade de ajustes com impacto regulatório sobre o texto vigente, a saber, a inclusão da drenagem pluvial urbana,bem como a alteração de parâmetros para o lançamento de efluentes.

Leia mais »