saneamento basico

Siderópolis/SC e CASAN assinam renovação do Contrato de Programa

A CASAN assinou a renovação de contrato nesta segunda-feira (10), em Florianópolis 

Siderópolis assinou na manhã dessa segunda-feira, em Florianópolis, dia 10, o contrato de programa com a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN). O contrato foi assinado pelo prefeito Hélio Cesa, o Alemão, e pelo vice-prefeito, Alexandre Feltrin Fernandes, com a presença da diretora-presidente da Casan, Roberta Maas dos Anjos, e do secretário de Estado da Casa Civil, Douglas Borba.

Baseado no Plano Municipal de Saneamento Básico, o Contrato de Programa estabelece as ações a serem realizadas nos próximos 30 anos, bem como define um cronograma de compromissos. Entre os investimentos previstos está a segunda etapa da implantação da rede de esgoto em Siderópolis.

Entre os investimentos em água, está a substituição imediata da adutora que abastece o município, evitando eventual desabastecimento em meio a rompimentos ou vazamentos da tubulação. E também está previsto o atendimento com rede ao bairro Alto Rio Maina, que hoje não é abastecido pelo Sistema Integrado.

“Tenho certeza de que não apenas a Casan vai honrar com todos os compromissos, como vai fazer de Siderópolis um município especial, por tudo que representa para a sustentabilidade do abastecimento da região”, disse o prefeito Hélio Cesa.

Leia também: Sabesp assume oficialmente serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto de Aguaí/SP

Abastecimento de água

A diretora-presidente, Roberta Maas dos Anjos, agradeceu a confiança do prefeito, de sua equipe e da municipalidade. O secretário estadual da Casa Civil, Douglas Borba, ressaltou a importância da assinatura. “Esse ato tem um valor simbólico muito grande para Santa Catarina”, disse.

Ao final do ato, foi entregue uma placa à Prefeitura para marcar a assinatura do Contrato de Programa. O prefeito aproveitou a oportunidade para solicitar que a Casan avalie a possibilidade de transformar a Barragem do Rio São Bento numa “ferramenta turística para a região”, além de cumprir com seu papel de abastecimento humano.

Erguida na comunidade de Vila São Pedro como o principal manancial de captação para o Sistema Integrado de Abastecimento, além de Siderópolis a barragem abastece Criciúma, Içara, Forquilhinha, Nova Veneza e Maracajá, beneficiando mais de 500 mil pessoas.

Fonte: Engeplus.

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »