saneamento basico

Cedae inaugura estação elevatória de esgotos em Mesquita

RIO- A Cedae inaugura nesta quinta-feira, às 10h, na Praça Antônio dos Santos, no bairro Jacutinga, em Mesquita, na Baixada Fluminense, a Estação Elevatória de Esgotos (EEE) de Santo Elias. A obra marca a finalização da última etapa do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara (PDBG) relacionado ao Sistema de Esgotamento Sanitário de Sarapuí. Com a inauguração, os bairros Jacutinga, Santo Elias, Cruzeiro do Sul e parte de Juscelino, em Mesquita, e dos bairros Vila Nova, Presidente Juscelino, K-11 e parte do Centro de Nova Iguaçu, terão acesso ao sistema de coleta e tratamento de seus esgotos, com impacto positivo direto sobre as águas do rio Sarapuí e, consequentemente, da Baía de Guanabara.

O projeto exigiu investimentos do governo do estado da ordem de R$ 6 milhões e incluiu o assentamento de redes coletoras de esgoto locais, beneficiando diretamente cerca de 100 mil habitantes da região. A elevatória é totalmente automatizada, foi construída dentro das técnicas mais avançadas de redução do consumo de energia e terá capacidade de bombear 180 mil litros por segundo de esgotos para a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Sarapuí, onde o esgoto passará por processo de tratamento secundário, que retira 98% das impurezas.

A obra é mais um dos compromissos assumidos pelo Estado para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016. Estarão presentes o presidente da Cedae, Wagner Victer, o secretário estadual do Ambiente, Carlos Portinho, o secretário estadual de Obras, José Iran Peixoto Junior e o prefeito de Mesquita, Gelsinho Guerreiro

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »