saneamento basico

Cetesb multa Semae e dá parecer contra ETE

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) multou o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) por lançamento de esgoto na nascente do córrego afluente do Ribeirão Oropó, no Parque Residencial Morumbi.

O órgão ambiental também deu parecer desfavorável à instalação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no local.

Na decisão, emitida no último dia 23, mas divulgada só ontem (28), a Cetesb informa que impôs ao infrator a penalidade de multa de 1.001 vezes o valor da Unidade Fiscal do Estado de São Paulo (Ufesp), que corresponde a R$ 20.160,14 “por estar depositando o esgoto sem tratamento adequado proveniente da Vila da Prata, Conjunto São Sebastião e Parque Morumbi, prejudicando a sua qualidade pela alteração da nascente dos parâmetros da Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) e coliformes, o que causa incômodos à comunidade e danos ao meio ambiente.

A Companhia determina ainda um prazo de 30 dias para o Semae implantar sistema de coleta e transporte para todo o esgoto urbano do Município lançado nos afluentes do Rio Tietê, devendo providenciar o devido tratamento dos mesmos de forma a atender os padrões estabelecidos na legislação vigente, para evitar incômodos à comunidade e danos ao meio ambiente.

Fonte: O Diário de Mogi
Veja mais: http://odiariodemogi.inf.br/cidades/destaque/22956-cetesb-multa-semae-e-da-parecer-contra-ete.html

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »