saneamento basico

Chuvas de maio estão abaixo da média histórica

A quadra chuvosa se encaminha para o fim com o último mês registrando precipitações abaixo da média histórica para o Estado. Até agora, maio teve chuvas de 57,9 milímetros. A média para o mês é de 89,9 mm. Os primeiros três meses do inverno cearense também ficaram abaixo das médias observadas pela Funceme para o Ceará. Os números para fevereiro, março e abril tiveram desvio negativo de 27,7%, 23,3% e 31,5%, respectivamente.

O volume dos açudes teve aumento de 32,5% para 32,8% desde o início do mês. A pequena recarga também aconteceu nas bacias mais secas, como a do Sertões de Crateús (passou de 3,4% para 3,5%) e a do Baixo Jaguaribe (passou de 9,4% para 9,5%).

Dos 149 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), 97 têm volumes inferiores a 30% e dois têm acima de 90% da capacidade (Curral Velho e Gavião). Apenas o açude Barragem do Batalhão, em Crateús, está sangrando.

Fonte e Agradecimentos: O Povo
Veja Mais: http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2014/05/16/noticiasjornalcotidiano,3251605/chuvas-de-maio-estao-abaixo-da-media-historica.shtml

Últimas Notícias:

Cinturão das Águas avança e se consolida como a maior obra de transferência hídrica estadual do Brasil com investimento de R$ 800 milhões

O Cinturão das Águas do Ceará, principal obra de transferência hídrica estadual do Brasil, avança em ritmo acelerado e já alcança 91% de execução, com previsão de conclusão para junho de 2026, consolidando-se como iniciativa estratégica para a segurança hídrica do Nordeste ao integrar reservatórios, reforçar o abastecimento humano e ampliar a oferta de água para milhões de pessoas em parceria entre o Governo Federal e o Governo do Ceará.

Leia mais »