Chuvas não melhoram situação em SP, afirma ANA

BRASÍLIA – O diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, disse nesta quarta-feira, 1º, que, mesmo com o cenário favorável de chuvas nos meses de fevereiro e março, o quadro no Estado de São Paulo continua “grave”.

“Mesmo tendo sinais de uma quantidade de água mais favorável chegando aos reservatórios, os quadros continuam críticos. Medidas que foram adotadas até aqui no controle, na redução das vazões dos reservatórios e dos rios, têm de ser mantidas, nenhuma deve ser abrandada”, disse Andreu, em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto para apresentar um balanço da crise hídrica no País.

Sistema Cantareira. Ao falar especificamente do Sistema Cantareira, Andreu destacou que, apesar das chuvas registradas nos últimos dois meses, as vazões no Cantareira ainda não atingiram as médias do reservatório.

“O Cantareira tem hoje três índices de verificação da mesma quantidade de água, você adota referenciais diferentes. Se você considerar a água em relação ao volume útil do reservatório, hoje o reservatório está com -11% em relação ao volume útil, o que significa que você ainda está usando água abaixo do volume útil”, observou o diretor-presidente da ANA.

“Houve recuperação, mas o Cantareira ainda está abaixo do volume útil”, reforçou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. “O que choveu não foi suficiente pra recuperar o reservatório.”

Nordeste. Ao falar do cenário na Região Nordeste, o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, ressaltou que o governo tem investido na construção de poços e no envio de carros-pipa para atender municípios. “Queremos entregar as obras hídricas o mais rápido possível”, disse Occhi.

 
Fonte: MSN

Últimas Notícias:
Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB (3)

Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB

O 3º Encontro Nacional de Contadores do Setor de Saneamento (ENCONSAB), realizado na quarta (19/8) e quinta-feira (20/8), em São Paulo. Reuniu 313 representantes de órgãos reguladores, empresas, entidades de classe e especialistas para discutir os desafios da contabilidade diante das transformações do setor. Ao longo da programação, temas como Reforma Tributária, contabilidade regulatória, novas normas internacionais, Inteligência Artificial e auditoria independente mobilizaram os debates.

Leia mais »
Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Em reunião nesta quarta-feira (19/08), a Comissão de Administração Pública e Segurança Pública emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 791/2026, de autoria de Professora Marli (PP), que institui o Programa de Fiscalização Colaborativa, com a finalidade de prevenir e combater o descarte irregular de resíduos sólidos em espaços públicos de BH. O texto prevê canais oficiais para o recebimento de denúncias e garante a preservação da identidade do denunciante. Nos casos comprovados, o denunciante poderá receber uma bonificação de até 30% do valor da multa paga pelo infrator.

Leia mais »