saneamento basico

Cidades precisam de novas opções de financiamento para crise hídrica

O rápido crescimento da população, o envelhecimento da infraestrutura e os riscos climáticos estão forçando as cidades a fornecerem água potável e se protegerem contra secas e inundações, segundo aponta relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Nesta semana, a Coreia do Sul sedia a 7ª edição do Fórum Mundial da Água.

O relatório indica a necessidade de as cidades se modernizarem para lidar com a futura demanda, que poderá aumentar os gastos.

“Nós precisamos de novas maneiras de financiar e lidar com a questão da água”, disse Angel Gurría, secretário-geral da OCDE. De acordo com ele, se houver planejamento, será mais fácil lidar com a situação.

Recomendações da OCDE:
– Melhorar a forma como os impostos e as tarifas são utilizados. “As tarifas devem refletir melhor a escassez de água e o custo de modernização de infraestrutura.”

– Aproveitar mais investimentos da iniciativa privada para financiar novas infraestruturas ou instalações, como dessalinização de águas.

– Impulsionar a inovação na gestão da água, introduzindo contratos baseados no uso racional da água.

 

Fonte: G1

Últimas Notícias:

Só sete Estados devem universalizar esgoto até 2033

Em 2033, apenas sete das 27 Unidades Federativas brasileiras deverão atingir a universalização dos serviços de esgoto. No caso da distribuição de água, a perspectiva melhora, mas nem 60% dos Estados deverão alcançar a meta: 15 deles farão a universalização até lá, segundo projeção da Abdib (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base).

Leia mais »