saneamento basico

Codau inaugura nova estrutura de estação de tratamento de esgoto

Jornal da Manhã – Uberaba
17/12/2015

Codau inaugurou ontem nova estrutura da estação de tratamento de esgoto Filomena Cartafina, implantada na década de 90. A unidade foi remodelada e modernizada, com investimento de aproximadamente R$5 milhões.
De acordo com o presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto, a estrutura anterior já estava precária e era necessária uma solução para viabilizar o tratamento de esgoto na região sul da cidade, onde está um dos principais eixos de desenvolvimento e vários novos condomínios têm surgido.

A nova estrutura tem capacidade operacional para tratar até 100 litros de esgoto por segundo, enquanto o modelo antigo possibilitava vazão de apenas 15 litros por segundo. Com a modernização, a estação tem capacidade para atender população de até 30 mil pessoas. Guaritá ressalta que existe a possibilidade de ampliação da estrutura posteriormente, conforme a demanda aumentar na região.

Já o diretor técnico da empresa responsável pela obra, Hélcio da Silveira, ressalta que também houve melhora na eficiência do tratamento de esgoto. Ele salienta que a estrutura antiga e agora desativada tinha eficiência em torno de 45%. O novo modelo alcança 95%. “É quase qualidade de água potável e pode ser descartada na natureza sem problemas, inclusive para ser reaproveitada”, afirma.

Para a modernização da estação Filomena Cartafina foram utilizados recursos próprios do Codau e também foi assinado convênio para investimento da iniciativa privada. Loteadoras responsáveis pela expansão imobiliária na região entraram com aproximadamente R$1,5 milhão.

Últimas Notícias:
Nível da água em SP mantém queda 1 mês após plano de contingência

Nível da água em SP mantém queda 1 mês após plano de contingência

Um mês depois da publicação de um plano para economizar água, o “volume útil” dos reservatórios da região metropolitana de São Paulo registrou queda. Em 24 de outubro, quando a Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo) estipulou critérios para contenção do consumo, o nível do sistema integrado estava em 28,7%. Na segunda-feira (24.nov.2025), o nível estava em 26,6%.

Leia mais »