COMPESA informa que São Caetano poderá sair do colapso de abastecimento

Destinada ao abastecimento de São Caetano , no Agreste Central, a Barragem de Taquara estava em colapso, mas acumulou água das recentes chuvas e pode voltar a funcionar ainda neste mês, segundo a assessoria de imprensa da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). O município é abastecido somente pelos mananciais de Brejo dos Coelhos e Brejo do Buraco, enquanto a instituição prevê a limpeza daquele reservatório.
No Agreste Meridional, a Barragem de Santa Rita também recebeu as últimas chuvas e já está operando com 70% da capacidade total. O reservatório estava em colapso desde 2012 devido à estiagem no semiárido e voltou a atender a Jupi, Jucati e ao Distrito de Neves. “Enquanto a Compesa realiza ajustes na rede de distribuição, devido ao prolongado período em que as tubulações ficaram sem água, as duas cidades e o distrito estão recebendo água 24 horas por dia. Ao término, será implantado um calendário de abastecimento”, informa a assessoria, que complementa: nos demais lugares do Agreste Meridional não há situações críticas assim.
Os três municípios ficam sob os cuidados da Gerência Regional do Ipojuca. Desta administração, os reservatórios Ipaneminha e Rosas, que abastecemPesqueira , continuam em situação crítica e a localidade é abastecida por caminhões-pipa.

Últimas Notícias:
Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB (3)

Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB

O 3º Encontro Nacional de Contadores do Setor de Saneamento (ENCONSAB), realizado na quarta (19/8) e quinta-feira (20/8), em São Paulo. Reuniu 313 representantes de órgãos reguladores, empresas, entidades de classe e especialistas para discutir os desafios da contabilidade diante das transformações do setor. Ao longo da programação, temas como Reforma Tributária, contabilidade regulatória, novas normas internacionais, Inteligência Artificial e auditoria independente mobilizaram os debates.

Leia mais »
Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Em reunião nesta quarta-feira (19/08), a Comissão de Administração Pública e Segurança Pública emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 791/2026, de autoria de Professora Marli (PP), que institui o Programa de Fiscalização Colaborativa, com a finalidade de prevenir e combater o descarte irregular de resíduos sólidos em espaços públicos de BH. O texto prevê canais oficiais para o recebimento de denúncias e garante a preservação da identidade do denunciante. Nos casos comprovados, o denunciante poderá receber uma bonificação de até 30% do valor da multa paga pelo infrator.

Leia mais »