saneamento basico

Concessionária toma novas medidas para garantir abastecimento de água

Apesar do surgimento de um banco de areia em frente ao canal de captação da ETA (Estação de Tratamento de Água) Tietê, devido à estiagem, a Samar (Soluções Ambientais de Araçatuba) afirma que, atualmente, o município não corre risco de desabastecimento. A empresa, porém, tem tomado medidas para garantir a retirada de água do rio e de combate o desperdício.

Não imaginava que o nível do Tietê baixaria tanto“, afirmou à Folha, na tarde de quarta-feira (4), o presidente da Samar, Renato de Faria, apesar de não ter marcações oficiais. “É claro que ficamos preocupados com a possibilidade de desabastecimento, já que a estiagem vem se arrastando. Mas, no momento, a hipótese de racionamento está descartada. Estamos trabalhando para que isso não seja necessário. O desabastecimento não deve acontecer“, completou.

De acordo com ele, o aparecimento do banco de areia pegou os funcionários da empresa de surpresa. Uma retroescavadeira é constantemente utilizada no ponto para o desassoreamento da entrada do canal por onde a água é bombeada, após tratada, para 30% do município. Com o nível do rio em queda, recentemente foi necessário trocar a máquina por outra maior e mais potente, para dar continuidade ao trabalho.

Ainda assim, caso a chuva não caia e a margem do rio continue recuando, outras atitudes poderão ser tomadas. “Uma das opções que temos é esticar um mangote (mangueira flexível) até o meio do rio, onde existe água em abundância”, ameniza o presidente da Samar.

DESPERDÍCIO
Para manter a situação sob controle, a Samar também está agindo no combate ao desperdício de água. Atualmente 40,7% da água captada e tratada não tem o fim devido. De acordo com a empresa, quando ela assumiu os serviços de água e esgoto de Araçatuba, no final de 2012, o índice era de 46,9%.

Hidrômetros desregulados, fraudes, falhas técnicas que provocam o transbordamento de tanques e os vazamentos são algumas das explicações. Na última semana, uma equipe extra de rastreamento e reparo de vazamentos foi colocada nas ruas.

Fonte: Folha da Região
Veja mais: http://www.folhadaregiao.com.br/Materia.php?id=329476

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »