saneamento basico

Consimares e Prefeitura diagnosticam resíduos sólidos para encontrar solução correta em Monte Mor

Encontrar a solução correta para os resíduos sólidos de Monte Mor. Com este objetivo, a Prefeitura de Monte Mor, em conjunto com o Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo dos Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas) realizou um estudo de gravimetria, onde se é analisado de forma quantitativa e qualitativa o lixo domiciliar produzido no município.

De acordo com a engenheira ambiental da Prefeitura, Maria Tereza Gomes Carneiro, todas as oito cidades integrantes do Consimares – Americana, Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d´Oeste e Sumaré – estão realizando este estudo, que faz parte do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos.

“Nesses planos, o Governo Federal quer saber as soluções técnicas que serão dadas aos resíduos e isso precisa estar baseado no diagnóstico dos resíduos sólidos. O diagnóstico dos resíduos serve também para o cálculo de dimensionamento das centrais de tratamento de resíduos, seja de reciclagem, biogás ou mesmo aterro sanitário”, comentou.

Com o levantamento pronto, ele auxiliará o trabalho da cooperativa de catadores em prol da coleta seletiva e reciclagem. “Como o diagnóstico trabalha a quantidade e qualidade do resíduo é possível mapear a cidade e saber qual região possui um lixo com maior quantidade de resíduos que pode ser reciclado. Isso pode ajudar no direcionamento do trabalho e na implementação das ações de coleta seletiva com apoio da população”, destacou a engenheira ambiental.

O levantamento deve ser entregue nas próximas semanas pelo Consórcio.

 

 

 

Fonte: Página Popular

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »