saneamento basico

Contra racionar, Alckmin vai multar desperdício

Na tentativa de adiar ao máximo o racionamento de água em São Paulo, o governo paulista estuda agora uma nova medida contra o desperdício: a aplicação de multas para quem aumentar o consumo. O anúncio foi feito nesta quinta-feira 17 pelo secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do estado, Mauro Arce, em entrevista à rádio CBN. “Não há rodízio e quem desperdiçar água será multado”, disse ele.

Se realmente colocada em prática, a medida segue uma estratégia do governador Geraldo Alckmin (PSDB) de evitar o desperdício sem aplicar os impopulares rodízio ou racionamento de água no ano em que tentará se reeleger. Atualmente, uma campanha da Sabesp dá desconto de 30% a quem reduzir em 20% o consumo de água mensal.

Conforme explicou o secretário, a multa será anunciada um mês antes da cobrança, a fim de que o consumidor possa se preparar para o pagamento. Em alguns casos, segundo ele, as multas poderão ser analisadas e perdoadas, dependendo das causas. A proposta, ainda em análise, é que o ônus seja também de 30% – assim como o desconto – para quem aumentar o consumo.

Ontem, depois das chuvas recentes em São Paulo, o Sistema Cantareira, que abastece a região metropolitana da capital, registrou pequena alta, mas ainda assim encontra-se em recorde negativo histórico: 12,3%.

Após um relatório que aponta a necessidade de “medidas mais drásticas” caso as condições climáticas permaneçam como estão, e assim o nível do reservatório Cantareira, a Sabesp voltou atrás e garantiu o abastecimento em São Paulo, sem a necessidade de rodízio, até o final do ano.

Fonte: Brasil 247
Veja mais: http://www.brasil247.com/pt/247/sp247/137132/Contra-racionar-Alckmin-vai-multar-desperd%C3%ADcio.htm

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »