saneamento basico

CPI da Sanepar visita unidade de tratamento de água em Maringá

Os cinco vereadores que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Companhia Paranaense de Saneamento (Sanepar), instalada pela Câmara Municipal de Maringá, estiveram na Unidade de Tratamento de Água da Vila Santo Antônio na manhã de segunda-feira (10). Segundo a assessoria de imprensa da câmara, a visita é um complemento às informações obtidas nos documentos e testemunhos solicitados por meio dos requerimentos.

O local inspecionado pelo grupo trata 85% da água consumida em Maringá. Nesta unidade, o líquido captado no Rio Pirapó recebe substâncias químicas para limpeza e desinfecção. Após a filtragem, são acrescentados cloro e flúor em quantidades pré-determinadas pelas autoridades em saúde.

Além de tratar, a unidade reserva e distribui 76 millhões litros de água por dia. Colaboram na produção cinco poços semiartesianos abastecidos pelo Aquífero Serra Geral. A estimativa é que o consumo de água, em Maringá, cresça em torno de 5% ao ano.

“A qualidade da água que a Sanepar trata é garantida até o cavalete da residência. A manutenção da instalação hidráulica e a limpeza da caixa de água é responsabilidade do morador”, afirmou o gerente-geral da Sanepar na região noroeste do Paraná, Paulo Battiston, que acompanhou a visita dos vereadores ao lado do gerente da Unidade Regional de Maringá, Valteir Galdino da Nóbrega. O roteiro monitorado incluiu a observação dos tanques de recepção e decantação; o laboratório de análises físico-químico e o Centro de Controle Operacional.

A intenção dos vereadores é inspecionar também uma estação de tratamento de esgoto ainda sem data agendada.

A previsão é que o relatório final da CPI da Sanepar seja conhecido no início de abril.

O presidente da CPI é Chico Caiana (PTB), e Luiz Pereira (PTC), o relator. Compõem ainda o grupo os vereadores Márcia Socreppa (PSDB), Adilson Cintra (PSB) e Carlos Mariucci (PT).

Fonte: O Diário

Veja mais: http://maringa.odiario.com/maringa/noticia/815967/cpi-da-sanepar-visita-unidade-de-tratamento-de-agua/

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »