saneamento basico

Crise hídrica afeta indústrias no Rio de Janeiro, diz Firjan

A crise da água já está afetando as fábricas no Estado do Rio de Janeiro. Em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, região onde há um importante distrito industrial, que enfrenta uma das situações de maior gravidade.

De acordo com o especialista em Meio Ambiente da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) Jorge Peron, com a redução da vazão do Rio Paraíba do Sul para a transposição para o Rio Guandu, a situação das indústrias é, desde o final do ano passado, bem crítica. “Eles reduziram o tempo de captação de água do canal de São Francisco, que é a continuação do Rio Guandu, e, com isso, logicamente precisarão se adaptar a essa nova realidade”, afirmou Peron.

Ainda segundo o especialista, o resultado da crise econômica mascara o resultado da crise hídrica. “Hoje não temos como separar o que efeito de uma e outra. Certamente, se tivéssemos num momento de crescimento econômico, desde o final do ano passado o parque industrial do Rio de Janeiro estaria sendo muito mais afetado”.

Um estudo encomendado pela Firjan aponta algumas medidas que devem ser tomadas para enfrentar a crise. De acordo com o relatório, é fundamental que o poder público se antecipe ao próximo período de crise através de ações de saneamento e visem aumentar a oferta de água para a população, para a indústria e para a agricultura.

A principal delas seria reduzir a dependência da Região Metropolitana do Rio de Janeiro do Rio Paraíba do Sul, buscando fontes alternativas como a dessalinização, reuso de água para, uso de água de estações de tratamento para finalidades industriais, por exemplo. Ainda segundo o estudo, em 2035 se as indústrias continuarem da mesma forma, pode faltar água para a produção industrial.

Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/10/crise-hidrica-afeta-industrias-no-rio-de-janeiro.html

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »