saneamento basico

Crise hídrica afeta indústrias no Rio de Janeiro, diz Firjan

A crise da água já está afetando as fábricas no Estado do Rio de Janeiro. Em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, região onde há um importante distrito industrial, que enfrenta uma das situações de maior gravidade.

De acordo com o especialista em Meio Ambiente da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) Jorge Peron, com a redução da vazão do Rio Paraíba do Sul para a transposição para o Rio Guandu, a situação das indústrias é, desde o final do ano passado, bem crítica. “Eles reduziram o tempo de captação de água do canal de São Francisco, que é a continuação do Rio Guandu, e, com isso, logicamente precisarão se adaptar a essa nova realidade”, afirmou Peron.

Ainda segundo o especialista, o resultado da crise econômica mascara o resultado da crise hídrica. “Hoje não temos como separar o que efeito de uma e outra. Certamente, se tivéssemos num momento de crescimento econômico, desde o final do ano passado o parque industrial do Rio de Janeiro estaria sendo muito mais afetado”.

Um estudo encomendado pela Firjan aponta algumas medidas que devem ser tomadas para enfrentar a crise. De acordo com o relatório, é fundamental que o poder público se antecipe ao próximo período de crise através de ações de saneamento e visem aumentar a oferta de água para a população, para a indústria e para a agricultura.

A principal delas seria reduzir a dependência da Região Metropolitana do Rio de Janeiro do Rio Paraíba do Sul, buscando fontes alternativas como a dessalinização, reuso de água para, uso de água de estações de tratamento para finalidades industriais, por exemplo. Ainda segundo o estudo, em 2035 se as indústrias continuarem da mesma forma, pode faltar água para a produção industrial.

Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/10/crise-hidrica-afeta-industrias-no-rio-de-janeiro.html

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »