saneamento basico

Crises hídricas devem ser mais comuns nos próximos anos

São Paulo – Problemas hídricos, como a seca em São Paulo observada recentemente, serão cada vez mais frequentes. De acordo com um relatório ainda não publicado pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) a situação a longo prazo é preocupante.

As informações foram obtidas pelo jornal Folha de S. Paulo em uma reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Dados do estudo foram apresentado pelo metereologista do Inpe Paulo Nobre.

Para ele, dados climáticos causam preocupação de que a crise hídrica que atacou São Paulo entre 2014 e 2015 se repita. O especialista citou fenômenos climáticos para apoiar essa tese.

Entre eles estão o aumento da temperatura média no Brasil desde os anos 60 e diminuição das chuvas nas áreas que abastecem o sistema Cantareira – observadas desde 1980.

Um dos efeitos do aumento na temperatura média é de chuvas mais concentradas e fortes. A incidência de chuvas comuns ao longo do ano, por outro lado, diminui – o que causa problemas de abastecimento.

De acordo com Nobre, é impossível mexer nos padrões climáticos neste momento. A melhor saída, portanto, seria repensar a prioridade de cobertura florestal em áreas ameaçadas pela seca.

Fonte e Agradecimentos: PORTAL EXAME

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »