saneamento basico

Curso de Emissários Submarinos

Estão abertas até dia 01/08 as inscrições para o curso Emissários Submarinos de Esgotos: avaliações de impacto na saúde e meio ambiente – 2017

A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) está com inscrições abertas para o curso de atualização Emissários Submarinos de Esgotos: avaliações de impacto na saúde e meio ambiente – 2017.

Oferecido na modalidade presencial, a proposta visa apresentar os sistemas de disposição oceânica como possível alternativa para o destino final de efluentes domésticos em regiões costeiras.

Segundo o coordenador Renato Castiglia, pesquisador do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP, a formação inclui uma abordagem que engloba diferentes áreas de conhecimento referentes a noções básicas de oceanografia, diluição, dispersão e degradação do efluente em águas costeiras. As inscrições seguem abertas até 1º de agosto e devem ser feitas na Plataforma Siga Lato Sensu.

Emissários Submarinos de Esgotos: avaliações de impacto na saúde e meio ambiente possui carga horária total de trinta horas. O curso oferece 30 vagas, destinadas a profissionais de engenharia, arquitetura e áreas afins. A coordenação adjunta é do pesquisador Marcelo Araújo, também do DSSA.

Confira o cronograma abaixo:

emissarios-submarinos-0717

Acesse aqui o edital do curso.

Foto: CASAL

Fonte: Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz)

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »