saneamento basico

Defesa Civil Municipal aponta 66 áreas de risco em São Luís

A Defesa Civil Municipal mapeou 66 áreas consideradas de risco na capital. Com as chuvas desta terça-feira e dos últimos dias, além do perigo de desmoronamento de barreiras, os moradores dessas regiões ainda enfrentam a falta de saneamento básico e de infraestrutura das ruas.

No bairro do São Cristóvão, moradores de uma invasão chamada Jardim Conceição, entre a Vila Lobão e o Parque das Mangueiras, sobrevivem em condições desumanas há mais de 20 anos. São apenas quatro ruas, mas nenhuma tem asfalto. Só há buracos. Em alguns pontos, há crateras e muita lama.

Aqui quase não entra mais carro. é muito difícil para a gente se deslocar quando chove, porque dá água no meio da canela. A outra rua está toda danificada, e era a melhor que tinha. Hoje em dia nós estamos em uma situação onde nem os carros podem mais passar“, reclamou a aposentada Maria Dourado.

A comunidade convive ainda com outros problemas, como mato e lixo. Na rua do Jambo também são vistas casas encostadas na ribanceira. Situação parecida à do Coroadinho, onde na madrugada de segunda-feira uma adolescente morreu soterrada. Juliane Cristina Menezes, de 13 anos, dormia com a irmã quando houve o deslizamento de terra. A casa ficou completamente destruída.

Levamos às comunidades folders, cartilhas, com o que eles podem e não podem fazer em uma encosta, principalmente sobre essa questão de cortar o pé da barreira, que é muito séria, a retirada da vegetação nativa é muito séria, assim como colocar lixo nas ruas“, explicou a superintendente da Defesa Civil, Elitânia Barros.

A Defesa Civil inspecionou alguns pontos críticos de São Luís e constatou perigo em todos eles. Na Vila Natal, perto do Parque Timbira, o desilizamento de terra de uma barreira também trouxe muitos problemas para os moradores. A lama invadiu quase todas as casas.

A Caema informou que vai enviar uma equipe ao local para verificar o problema mostrado na reportagem. Sobre a situação das ruas, a Prefeitura de São Luís não enviou resposta.

Fonte: G1
Veja mais: http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2014/05/defesa-civil-municipal-aponta-66-areas-de-risco-em-sao-luis.html

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »