saneamento basico

Desperdício: DAAE explica, mas não convence

Após a ampla repercussão negativa junto à população a partir de relatos e discussões alavancadas na internet pelas redes sociais, o DAAE – Departamento Autônomo de Água e Esgotos explica em matéria enviada à imprensa que os milhões de litros de água descartados no processo de limpeza dos reservatórios elevados é uma necessidade e não um desperdício.

O DAAE insiste que esse descarte não é desperdício, uma vez que a água é usada para uma finalidade muito específica e não pode ser reutilizada. “Após a limpeza e tratamento interno dos reservatórios, essa água não é apropriada para consumo humano, animal ou para qualquer outra atividade, como por exemplo, a irrigação de plantas, pois contem produtos químicos” – afirma a nota.

Porém, logo em sequência, cai em contradição e admite a possibilidade de reutilização dessa água, o que só não estaria sendo feito por confessa incapacidade de contornar questões de logística e, obviamente, de custos operacionais.

“A utilização dessa água para molhar ruas ou estradas não pavimentadas não é economicamente viável, pois a logística iria gerar muitos custos. O reservatório na Avenida Castelo Branco, por exemplo, tem capacidade para um milhão de litros de água. Em geral, um caminhão tem capacidade para transportar 10 mil litros e, por isso, seriam necessárias 100 viagens para transportar a água. Isso significa que o esvaziamento do reservatório utilizando caminhão exigiria um tempo muito maior para ser efetuado, incluindo nesse cálculo a distância do reservatório ao local de destinação da água” – destaca a autarquia.

O DAAE ainda observa que também é preciso considerar que o uso de caminhão para transportar a água dos reservatórios acarretaria gastos com combustível, mão de obra e outros custos com o veículo. “E, em se tratando de água imprópria para o consumo humano, seria necessária fiscalização no transporte para garantir que a água não fosse utilizada para outro fim” – completa.

A polêmica em relação ao desperdício de água em plena crise de abastecimento, foi levantada pelo vereador Juninho da Padaria (DEM) que se envolveu na questão após manifestação de indignação e revolta por parte de munícipes que presenciaram o descarte de milhões de litros de água nos reservatórios na região do Jardim São Paulo

Fonte e agradecimentos: http://www.guiarioclaro.com.br/materia.htm?serial=206004352

Últimas Notícias:
Marco Legal do Saneamento Básico impulsiona cobrança da taxa de lixo

Marco Legal do Saneamento Básico impulsiona cobrança da taxa de lixo

Cobrada em algumas cidades há décadas e recém-implantada em outras, a chamada “taxa de lixo” tem ganhado espaço nos debates públicos do Alto Tietê. Embora a medida costume gerar resistência da população, especialistas afirmam que a cobrança deixou de ser apenas uma opção das prefeituras e passou a ser uma exigência legal prevista na Lei Federal nº 14.026/2020, conhecida como Novo Marco Legal do Saneamento Básico, que determina que os serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos tenham sustentabilidade econômico-financeira, ou seja, uma fonte específica de arrecadação.

Leia mais »
SC ganha sistema para dar transparência à logística reversa

SC ganha sistema para dar transparência à logística reversa

Melhorar a transparência na gestão de resíduos e criar mecanismos mais eficientes. Para acompanhar os resultados da logística reversa estão entre os desafios de Santa Catarina para avançar na economia circular. Para atender a essa demanda, o estado ganhou uma nova plataforma digital. Com ela, será possível acompanhar, de forma integrada, todo o fluxo da logística reversa no estado.

Leia mais »