saneamento basico

Duplicação da ETA Oviêdo Teixeira, em Sergipe, está em fase final

Mais uma obra que vai garantir maior segurança no abastecimento de água na Grande Aracaju está em fase de conclusão. A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) já executou 89% dos serviços de duplicação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Oviêdo Teixeira, que vai beneficiar diretamente a população de Nossa Senhora do Socorro. A previsão é que até junho deste ano a obra esteja totalmente concluída.

Para realização dos serviços foram investidos mais de R$ 7.373.589,00. Os recursos são oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC e do Governo do Estado. O projeto contempla a construção de novos módulos de floculação, decantação e filtração, além da reforma e automação de toda a estrutura de tratamento.

Atualmente a obra está com a etapa de construção civil praticamente finalizada, restando apenas as montagens hidromecânica, elétrica e de automação. Segundo o engenheiro responsável pela obra, José Gabriel Campos, após a conclusão dos serviços, a capacidade de tratamento da Estação passará de 195 l/s para 435 l/s.

A cidade de Nossa Senhora do Socorro é a segunda mais populosa de Sergipe. Preocupada em atender a demanda crescente da cidade por água tratada, a Deso executou o projeto da duplicação da Estação Oviêdo Teixeira, que garantirá mais segurança hídrica para cerca de 70 mil habitantes atendidos pela ETA, principalmente dos conjuntos habitacionais do Complexo Taiçoca, além das empresas instaladas no Distrito Industrial de Socorro.

Fonte: Aesbe

Veja mais: ttp://www.aesbe.org.br/conteudo/9508

Últimas Notícias:
Membrana de nanofiltração

Avaliação de uma membrana de nanofiltração para a remoção de antibióticos da água: um estudo de caso com Sulfametoxazol, Norfloxacina e Tetraciclina

Nesse contexto, o presente estudo avalia a nanofiltração, uma tecnologia de membranas filtrantes, na remoção de três antibióticos largamente consumidos (Tetraciclina, Norfloxacina e Sulfametoxazol) da água. Foi empregada a membrana NF270 (DOW – FilmTec), uma membrana de poliamida com massa molecular de corte de 400 Da que foi avaliada em termos de produtividade e capacidade de remoção dos antibióticos.

Leia mais »