saneamento basico

Energia será tema da Semana da Água 2014

A 5ª Semana Estadual da Água, que será realizada entre os dias 17 e 21 de março deste ano, terá como tema “Água e Energia: qualidade de vida e responsabilidade socioambiental”. O anúncio foi feito durante reunião de Instituições parceiras do evento, nessa segunda-feira, 27, na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades).

Segundo o coordenador de Apoio à Gestão dos Recursos Hídricos da Semades, Murilo Marcolini, para a definição do tema as instituições buscaram ampliar as discussões sobre os usos múltiplos da água. “O tema surgiu de um entendimento das instituições sobre a utilização dos recursos hídricos como um todo. Também procuramos alinhar com a temática que será utilizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no Dia Mundial da Água”, explica.

Além da temática, a reunião também serviu para definir questões de logística, estrutura, atividades de educação ambiental e palestrantes. Esse ano, a Semades vai promover, juntamente com a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), uma gincana ecológica com alunos da rede estadual de ensino.

Semana da Água
Em comemoração ao Dia Mundial da Água, no dia 22 de março, o governo do Tocantins promove anualmente uma semana de atividades com o objetivo de sensibilização da sociedade sobre o uso e a importância dos recursos hídricos, por meio de atividades lúdicas como palestras, seminários, teatro, filmes, entre outras.

A Semana da Água é uma realização da Semades, da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) e da Companhia de Saneamento do Tocantins (Saneatins); e conta com o apoio de instituições parceiras como: Seduc, Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Prefeitura de Palmas, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Universidade do Tocantins (Unitins) e Associação de Conservação do Meio Ambiente e Produção Integrada de Alimentos da Amazônia (Gaia).

Fonte: Surgiu
Veja mais: http://surgiu.com.br/noticia/134782/energia-sera-tema-da-semana-da-gua-2014-.html

Últimas Notícias:
Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

02 de junho de 2026 – A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) lançou uma chamada pública para identificar projetos interessados no fornecimento de biometano ao estado, movimento que pode impulsionar novos investimentos e ampliar a participação de Minas Gerais em um dos segmentos mais promissores da transição energética brasileira e no aproveitamento econômico de resíduos para produção de combustível renovável.

Leia mais »

O saneamento e a hipocrisia ambiental

Enquanto redijo este texto, Minas Gerais conduz a etapa decisiva da desestatização da Copasa, operação que pode movimentar de R$ 8 a R$ 10 bilhões. O modelo segue o trilho aberto pelo Rio Grande do Sul com a Corsan e por São Paulo com a Sabesp: oferta a um investidor de referência, modernização de contratos com municípios titulares e ancoragem nas metas do Novo Marco do Saneamento.

Leia mais »