Para substituir um equipamento antigo para desidratação de seu lodo, uma indústria química adquiriu a prensa desaguadora Ômega 100100, com fluxo de lodo de até 6 m³/h, fabricada pela EMO, empresa francesa representada no Brasil pela aQuamec.
Utilizada na desidratação de lodos industriais e municipais, a prensa Ômega 100100 se destaca por seu alto desempenho, baixo consumo energético e custo operacional e operação limpa.
O equipamento proporciona controle visual do lodo durante a operação e fácil acesso para supervisão e manutenção. É construído em aço inoxidável, o que confere ao sistema alta resistência à corrosão e resistência mecânica.
O Equipamento
Além da prensa desaguadora Ômega 100100, a aQuamec fornece diversos equipamentos para tratamento de lodo nas etapas de remoção de lodo, adensamento, desidratação e secagem, incluindo unidades móveis, e um amplo portfólio de equipamentos para todas as etapas do tratamento de água, efluentes municipais e industrias, e reúso.
Junto com a aLBriggs, possui um sólido histórico de atendimento a companhias de segmentos como Saneamento, Óleo e Gás, Portos e Terminais, Alimentos e Bebidas, Mineração, Siderurgia e Indústrias em geral, incluindo as de Química e Petroquímica.
O papel mais denso atribuído às ERIs (Entidades Reguladoras Infranacionais) na proposta de NR (Norma de Referência) da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) de padronização dos instrumentos negociais dos serviços de água e esgoto levanta preocupações entre entidades do setor.
Detalhes da Parceria Público-Privada (PPP) e da operação do sistema de adução regional foram apresentados ontem pelo Estado; estrutura é complementar à construção das barragens de Pedreira e Amparo
Uma decisão técnica que vai muito além da tecnologia. A contratação de soluções de software no setor de saneamento deixou de ser uma decisão puramente operacional. Em um ambiente marcado por metas regulatórias mais rígidas, maior exigência de transparência e pressão por eficiência, escolher mal uma solução tecnológica passou a representar risco institucional.
Durante a configuração do sistema Baseform, realizada em estreita colaboração com a Acuanet, dados que anteriormente estavam dispersos por vários departamentos foram transformados em conjuntos de dados consistentes, comparáveis e consolidados.
Tendo em vista que a água é um recurso natural limitado e imprescindível à vida, questões sobre a conservação e preservação dos recursos hídricos tem sido o foco de estudos, por órgãos conservacionistas que buscam alternativas para uma melhor utilização dos recursos naturais.