saneamento basico

Estação de Tratamento de Esgoto de Ariranha tem 75% das obras concluídas

A ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da cidade de Ariranha, na região de Catanduva, já está com mais de 75% das obras concluídas. A construção começou em outubro de 2012, e a expectativa é entregar a estação em junho de 2014. A obra faz parte do programa Água Limpa do Governo do Estado, que recebeu investimento de R$ 5,1 milhões.

O complexo terá capacidade para tratar 100% dos esgotos sanitários produzidos pela população de 10,6 mil pessoas (prevista para 2030). A ETE deverá retirar aproximadamente quatro toneladas de carga orgânica proveniente do esgoto doméstico, que é hoje lançado in natura no córrego Ariranha, revitalizando a Bacia Hidrográfica do rio Turvo.

As obras no km 2,5 da estrada vicinal Ariranha-Pirangi incluem a construção de um complexo com três lagoas de estabilização, 8,9 mil metros de emissários, uma estação elevatória, 730 metros de linha de recalque, 800 metros de emissário de efluente tratado e complexo de lagoas de estabilização. Este sistema dispensa o uso de substâncias químicas e mão de obra especializada.

Programa Água Limpa
O Programa Água Limpa foi criado em 2005, a partir de ação conjunta da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e Secretaria da Saúde, com objetivo de implantar sistemas de tratamento de esgotos, preferencialmente por lagoas de estabilização em municípios com até 50 mil habitantes não atendidos pela Sabesp.

Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo
Veja mais: http://saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=234774&c=6

Últimas Notícias:
Certame da Saneago atrai apenas um grupo

Certame da Saneago atrai apenas um grupo

Dois dos três lotes ofertados ficaram sem oferta; problemas na modelagem afastaram grandes investidores. O leilão de Parcerias Público-Privadas (PPPs) da Saneago (estatal de saneamento de Goiás) atraiu o interesse de apenas um grupo, o Consórcio Águas do Cerrado, que entregou proposta para somente um dos três lotes da licitação, apurou o Valor.

Leia mais »
Rede de esgoto avança na Maré e beneficia a Baía de Guanabara

Rede de esgoto avança na Maré e beneficia a Baía de Guanabara

Obras de saneamento, de R$ 120 milhões, vão até o fim de 2027 e incluem tronco coletor de 4,5kms e 18kms de tubulações

O cenário do Complexo da Maré — formado por 16 favelas — está em transformação, com um vaivém de operários e máquinas. Equipes instalam manilhas de até 1,50 metro de diâmetro e escavam poços para avançar nas obras de saneamento iniciadas pela Águas do Rio, que têm como objetivo beneficiar, segundo a concessionária, 200 mil pessoas.

Leia mais »