saneamento basico

Estação do Saae despeja esgoto em córrego

O mau cheiro causado pelo despejo de esgoto em um córrego na região do Jardim do Paço tem causado incômodo e prejuízo a quem mora perto. Os dejetos acumulados na água chegam a dar ao líquido uma cor acizentada e, diante do calor com temperaturas constantemente acima dos 30°C em Sorocaba, tornam o odor ainda mais forte. De acordo com quem convive com a situação, o problema é causado por constantes transbordamentos em uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE) que há na região, próxima ao Fórum. Por meio de nota, o Sistema Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae) confirmou uma falha mecânica na unidade na última semana e o consequente despejo de esgoto no córrego, informando ainda já ter resolvido o problema, porém, ignorou o fato de as reclamações se estenderem há mais de 10 anos, tratando o caso como uma situação pontual.

De acordo com o comerciante Salvador Roberto Festa, que mora em uma propriedade “cortada” pelo córrego, a situação chega a oscilar entre momentos onde o mau cheiro se acentua e diminui por determinados períodos, porém, desde o surgimento do problema, há mais de uma década, nunca houve uma solução. “O esgoto da região, inclusive da zona industrial, acaba sendo jogado aqui. Vou até fazer um novo ofício e levar para o Ibama”, conta. Aliás, essa não será a primeira vez que ele aciona o instituto ou mesmo outros órgãos competentes, já que coleciona ofícios e documentos, alguns datados dos anos 2000 e 2005, por exemplo, tendo inclusive um registro feito pelo próprio Ibama apontando como causa do problema o despejo de esgoto por parte da autarquia no córrego.

De acordo com o Saae, uma falha mecânica da bomba da EEE do Jardim do Paço, interrompeu o funcionamento da estação por algumas horas, provocando o despejo de esgoto. A autarquia garante que o problema foi detectado e resolvido no mesmo dia e, desde então, a EEE “está funcionando normalmente”. A empresa pública informa ainda não ter recebido qualquer notificação ou multa em virtude da solução rápida para o problema, porém, em nenhum momento se manifestou sobre o fato de o problema se estender há mais de uma década.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) em Sorocaba também foi consultada pela reportagem e, de acordo com a funcionária responsável pelo setor de atendimento e reclamações, Lílian Crespo, a agência não foi comunicada sobre a situação. Ainda de acordo com ela, uma inspeção no local deverá ser realizada ainda hoje a fim de detectar a causa do problema.

Fonte: Cruzeiro do Sul

Veja mais: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/529483/estacao-do-saae-despeja-esgoto-em-corrego

Últimas Notícias: