saneamento basico

ETE Uberabinha (Uberlândia/MG) sofre com descarte irregular de massa asfáltica

Material poluente foi identificado na estação de tratamento de esgotos, resíduos sólidos danificam o sistema de tratamento e o bom funcionamento da estação

A equipe operacional da Estação de Tratamento de Esgoto ( ETE Uberabinha ), no Distrito Industrial, encontrou, nesta semana, uma quantia significativa de piche (resíduos de asfalto em estado líquido) descartado irregularmente na rede de esgoto. O descarte pode comprometer o serviço de tratamento do efluente doméstico, além de provocar prejuízo com manutenções e com o possível retorno do esgoto ao imóvel e em vias públicas.

Os servidores do Departamento Municipal de Água e Esgoto ( Dmae ) identificaram que o material retirado é o mesmo encontrado há duas semanas e há cerca de três meses. A autarquia está tentando identificar os responsáveis para repassar o crime à Polícia Militar de Meio Ambiente e outros órgãos de fiscalização. Além de piche, já foram retirados das redes de esgoto pedaços de madeiras, peças de roupas, preservativos, brinquedos, óleos, animais mortos e até restos de construção civil.

O Dmae alerta que o descarte irregular de materiais sólidos na rede de esgoto pode trazer grandes prejuízos e transtornos para autarquia como para o próprio cidadão que cometeu tal infração, bem como aos moradores. Ao utilizar a rede de esgoto como lixeira, problemas como entupimento e refluxo, principalmente no período chuvoso, podem acontecer em residências e nas vias públicas.

ETE Uberabinha

Produtos e objetos danificam as estruturas da ETE Uberabinha, comprometendo a eficiência da estação. “Nos últimos 15 dias tivemos dois episódios em que uma grande quantidade de piche caiu na rede e chegou até a ETE, prejudicando o trabalho da estação e com risco de o esgoto sair pelas avenidas da cidade. Quando chega este tipo de material na estação, temos que parar toda a operação para fazer limpeza”, disse Marcelo Costa.

Os cuidados adotados para o uso correto da rede devem acontecer permanentemente. A principal orientação é não jogar lixo em vasos sanitários, pias, ralos, terrenos baldios e poços de visita. “Esses materiais entopem as redes, dificultam o escoamento da água e provocam pontos de alagamento. Além disso, prejudicam os processos de tratamento e bombeamento de esgoto”, explicou o gerente de tratamento de esgoto do Dmae, Marcelo Costa.

O Dmae reforça aos usuários que façam a disposição do lixo em locais corretos. Caso os moradores observem descarte irregular, pode acionar o Dmae por meio do Fone Fácil 115.

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »