saneamento basico

Falta de chuva em SP afeta grande parte dos reservatórios

Sobre a distribuição das chuvas, a consequência da falta dela no estado de São Paulo ainda é preocupante.

Algumas bacias hidrográficas e reservatórios do noroeste do estado não se recuperaram, mesmo com as chuvas de verão, e vão entrar no período de estiagem com nível bem baixo.

Em Ilha Solteira, o Rio Paraná ainda sofre com a seca que se agravou no ano passado e ainda persiste. Até choveu na região neste ano, mas não o bastante para fazer o nível do rio subir.

A usina hidrelétrica continua operando no limite. O volume útil do reservatório se mantém em 0% desde junho do ano passado e para quem tira do rio o sustento da família, a situação está cada vez mais difícil.

Em Pereira Barreto, o Rio Tietê também não se recuperou ainda e está oito metros abaixo do normal. A usina de Três Irmãos continua operando com a capacidade mínima desde o ano passado.

Já em Icém, a situação do Rio Grande é bem diferente. O nível do reservatório da Hidrelétrica de Marimbondo, na divisa de São Paulo e Minas Gerais, subiu 40% nos últimos 12 meses. Em junho de 2014, a usina operava com 20% da capacidade, agora está com 63%.

Aos poucos, a paisagem tão castigada pela seca, uma das piores da última década, vai se recuperando e dando espaço novamente para o verde. Até os peixes voltaram.

 

 

Fonte: G1

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »