saneamento basico

Fonte de grandes bacias hidrográficas, Cerrado está ameaçado

Abrangendo as cinco regiões geoeconômicas do Brasil, com 11000 mil espécies de vegetais catalogados, com mais de 200 espécies de mamíferos e répteis, além do que 800 de aves e 1200 de peixes. Estamos diante do bioma que também fornece água que abastecem para as grandes bacias hidrográficas dos rios Paraná, do São Francisco, Prata e Amazonas. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, 20% das espécies de vegetais e animais do nosso precioso Cerrado corre risco, ou já tenham sido extintos. Apesar disso, apenas 8% do território está protegido contra desmatamento e devidamente mapeado, o que impede que uma preservação satisfatória seja praticada.

Esses dados coletados pelo brilhante jornalista Pietro Bottura, da editoria das Cidades do jornal Diário da Manhã, Goiânia, compromete nosso bioma no que se refere as comunidades que sobrevivem do Cerrado como: os coletores, os pequenos e médios agricultores que são a maioria, os piscicultores , e principalmente os que vivem da indústria do turismo. A preservação do cerrado e a preservação da vida na região Centro-Oeste.

Como geógrafo, defendo a preservação do cerrado, por que, se este solo ficar desprotegido vai comprometer o ciclo das chuvas, diminuindo o índice pluviométrico em toda região, não só no centro oeste, como também nas quatro regiões geográficas. Um solo desprotegido compromete o processo de evapotranspiração das folhas, consequentemente ocorrera, com passar dos anos, um grande processo de desertificação o que é devastador. Esse efeito ocorreu a centenas de anos no Irã e Iraque, e já esta ocorrendo em algumas regiões do Rio Grande do Sul.

Na década de 80 e 90, o Inpe já alertava através do prof. dr. Eneias Salatte, que um grande desmatamento no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte de Goiás, acarretaria em uma catástrofe meteorologia com efeitos no abastecimento das grande cidades, e como também em toda cadeia produtiva comprometendo a permanência, ao longos dos anos, dos seres humanos na região Centro-Oeste do Brasil.

É importante ressalta que toda tragédia não ocorre por acaso, as causas podem ser solucionadas, porem quem tem o dever cívico de solucionar ou minimizar os efeitos catastróficos de uma grande devastação são os órgãos que defende a preservação do meio ambiente nas três esfera: do governo federal através de seus órgão, governos estaduais e as prefeituras. A responsabilidade da preservação do meio ambiente como um todo, é nosso com certeza, e as futuras gerações agradeceram.

 

 

Fonte: Diário da Manhã

Últimas Notícias: