saneamento basico

Fornecimento de água é reestabelecido por Caesa após ato de vandalismo em Jari

A Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) já reestabeleceu o fornecimento no município de Laranjal do Jari, no Sul do Estado, que havia sido interrompido desde a última sexta-feira, 4, após desperdício criminoso de um dos produtos utilizados para tratar o líquido.

Aproximadamente 5 mil litros de sulfato de alumínio foram jogados fora na área da estação de tratamento do município. Apesar do ocorrido, o serviço de abastecimento já está normalizado.

A diretora-presidente da CAESA, Patrícia Brito, contou que os técnicos tiveram que montar um plano emergencial para que o abastecimento fosse reestabelecido. “Para que os problemas não se agravassem tivemos que contar com o apoio do sistema de abastecimento de água do município de Vitória do Jari, que disponibilizou o produto de tratamento da água até que a reserva de Macapá chegasse em Laranjal”, explicou a diretora.

Segundo ela, a Polícia Civil abriu um inquérito para apurar o ato de vandalismo. “O código penal, em seu artigo 265, prevê pena de reclusão, de 1 a 5 anos, e multa para aquele que atentar contra o funcionamento do serviço de abastecimento de água e, mediante a situação, nós vamos tomar as providências necessárias para que o responsável seja punido e para que isso não possa acontecer novamente”, afirmou.

A Companhia de Água e Esgoto do Estado Amapá informou que também foram acionados técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) para averiguar se o produto contaminou a área onde foi estraviado.

 
Fonte: JDia

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »